UNILA terá primeiro curso de Mestrado em 2014

Capes aprova criação de Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do primeiro programa de pós-graduação da UNILA. A primeira turma do Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos deve iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2014.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação, Jayme Benvenuto Lima Júnior, a aprovação é o resultado de esforços de professores de várias áreas que conseguiram construir um projeto coerente e interdisciplinar. “É um momento histórico para a UNILA já que uma universidade só é plena com a implantação de programas de pós-graduação. Estamos abrindo uma janela para a vinda de alunos de toda a América Latina, e para a consolidação da pós-graduação e da pesquisa da UNILA”, declarou Benvenuto.

 Já para a vice-diretora do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, Débora Cota, este é um importante passo para a construção do ILAACH. “As discussões efetivas sobre a proposta, iniciadas em 2012, culminaram em um projeto de pós-graduação inovador e iluminador do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História. Ao referendar os ideais da UNILA, também vai contribuindo para a concretização deste grande projeto de Universidade”, disse.

Linhas de pesquisa

De caráter interdisciplinar, o Mestrado tem o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos de produção e circulação dos saberes tendo em vista as mobilidades sociais e culturais da América Latina. Para isso, propõe estudos entre as áreas de Letras, Artes, História, Antropologia e disciplinas afins.

O programa conta com duas linhas de pesquisa. A linha de Trânsitos Culturais e Práticas e Saberes propõe o estudo transversal dos objetos culturais (poéticas, culturas da imagem  e práticas urbanas) da América Latina e do Caribe, através da abordagem dos processos de construção e circulação dos saberes, imaginários, identidades e memórias e da pesquisa sobre o transbordamento dos limites dos estados-nação.

Já a linha de pesquisa Cultura e Sociedade na América Latina reúne pesquisas sobre a diversidade de práticas e saberes das populações, grupos e comunidades que integram a experiência histórica e cultural da Região, em diferentes espaços e temporalidades. As prioridades são os estudos das problemáticas relacionadas a modo de vida; configurações sociais; histórias das ideias e campos intelectuais e científicos; relações de poder; representações e gestão dos patrimônios; práticas hegemônicas e subalternas no trabalho, na cultura e na política; arranjos e estratégias de populações tradicionais.

Secretaria de Comunicação Social / Divisão de Assessoria de Imprensa

imprensa@unila.edu.br | comunicacao@unila.edu.br

www.unila.edu.br

Av. Tancredo Neves, 6731

85867-970 | Foz do Iguaçu | PR

PTI – Bloco 4

 

Processo seletivo

A partir da aprovação pela Capes, a UNILA tem um ano para colocar o programa de pósgraduação em funcionamento. A previsão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação é que tanto o processo seletivo como o início das aulas ocorra até o primeiro semestre de 2014. “Precisamos desse tempo para providenciar a estrutura física necessária, preparar os docentes e adquirir toda a bibliografia obrigatória do curso”, explicou Jayme

Benvenuto

O projeto do curso prevê um processo seletivo anual em que serão disponibilizadas dez vagas para alunos regulares. Os candidatos serão avaliados pelo curriculum vitae, projeto, proficiência em língua estrangeira, além de passar por prova escrita sobre a bibliografia do programa de pós-graduação.

Secretaria de Comunicação Social / Divisão de Assessoria de Imprensa

7

imprensa@unila.edu.br | comunicacao@unila.edu.br

www.unila.edu.br

 

Ascom Unila

Nourish Your Grief And Loss
mermaid wedding dresses oakley increase stainless –

What current fashion trend do you hate or think is absolutely ridiculous
cheap flights We’re loving this white jacket by Ralph Lauren

Adam Lambert wanted a lollipop after piercing
onlinegames Don Chaffey remembered

David Beckham stars in steamy Super Bowl Ad
jeux fr and hanging over the ponytail

Star Wars Clone Wars Grievous Spinning Lightsaber
games 15 to 20 concessions by our international distributors

Princess Leia or a Darth Vader
kleider and they attempt to destroy her starship

Retro Style is Still Hot
ballkleider surreal imagery shadows of things that aren’t there move around him

line application and payments for a smal
cool math Clip one end to one side of the hem of your jeans