Unilab e Unila – Universidades de vocação internacional trocam experiências sobre graduação e extensão

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recebeu, nos dias 20 e 21 de outubro, visita de representantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila): o pró-reitor de Graduação, Marcos Antonio de Moraes, e a pró-reitora de Extensão, Ângela Maria de Souza. O objetivo foi aproximar as duas universidades públicas, que se assemelham na vocação internacional e de solidariedade com outros países.

A primeira atividade ocorreu na manhã do dia 20, no gabinete da reitora: uma apresentação das duas universidades, explicitando missão, aspectos pedagógicos, estrutura e desafios. Já pela tarde houve visita às instalações da Unilab.

No dia 21, a manhã foi marcada pela apresentação das pró-reitorias de Extensão e Graduação – programas, processos de avaliação e acompanhamento do discente, cursos e processo seletivo. Pela tarde, ocorreu o fechamento da visita. No auditório, os representantes da Unila compuseram a mesa com a pró-reitora de Graduação da Unilab, Andrea Linard, e com a coordenadora de Extensão e Assuntos Comunitários, Rafaella Pessoa. Na plateia, diretores de institutos, coordenadores de cursos e estudantes participaram ativamente da conversa sobre as interfaces entre Unila e Unilab – projetos, potencialidades e desafios.

Pró-reitor de Graduação da Unila, Marcos Antonio de Moraes destaca as semelhanças entre as duas experiências. “Na Unila também vivemos, por exemplo, a questão de como lidar com a língua, como fazer os estágios no país de origem e a instalação de novos cursos. São muitas questões semelhantes”, observa.

Entre os desafios para a Unila, cita um certo distanciamento do Brasil em relação à América Latina, entretanto, aposta no que de positivo pode surgir. “A gente desconhece muito a América Latina, se vê pouco como América Latina, é difícil trazer professores e é um desafio começar a investigar a América Latina. Por outro lado, há conflitos, mas não como algo negativo. Conflitos que provocam debates, motivam outro olhar e desafiam à compreensão mútua”, ressalta.

A coordenadora do curso de Administração Pública e diretora de Educação Aberta e a Distância (DEAAD), Maria Aparecida Silva, também reafirma a riqueza de trabalhar com a diferença. “Quando eu entro na sala com alunos de cinco países diferentes, todo trimestre é um choque para tentar entender como abordar administração pública sem conhecer as realidades diferentes, as estruturas de poder de cada país, mas sempre é muito mais rico quando os alunos são de vários países”, afirma.

Diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) da Unilab, o professor Aristeu Rosendo atenta para os impactos positivos da multiculturalidade. “A vocação das duas universidades é a internacionalização. Se nós observarmos, as grandes universidades do mundo têm a presença de várias nacionalidades. Nós ganhamos muito com essa troca, essa possibilidade de conhecer o outro”, salienta.

A estudante brasileira do curso de Letras – Língua Portuguesa, Márcia Regina, moradora do Maciço de Baturité, define a experiência da Unilab como utopia que se realizou. “Pessoas do interior com acesso ao ensino superior. Minha mãe dizia que isso era utopia, mas com a Unilab se realizou. Por isso meu relacionamento com a universidade é forte, porque me mostra coisas novas, abre os horizontes, somos instigados a uma prática docente e esse projeto não veio para melhorar a vida de poucos, mas de muitos, de toda a região. É uma experiência gratificante e impulsionadora”, destaca.

A coordenadora de Extensão e Assuntos Comunitários da Unilab, Rafaella Pessoa, reforçou a consonância dos debates. “Tudo o que conversamos nestes dois dias de visita agora está sendo levantado também aqui no auditório e reafirmado pelos professores e estudantes”, observa.

Asscom/Unilab

the face of H summer campaign
watch game of thrones online free Red cars are popular targets for thieves

Authentic replica Chanel watches just for a much more affordable price
free games online signifies that a soldier has participated in

Find Yours Online For Less
games online on the other side of the mountains from earthquake ravaged Haiti

Coach Handbags for the Fashionable
cheap wedding dresses The middle class will be decimated

Genuine Diamond Wedding Rings Will Last Forever
cheapest flights Ice Brent Crude

Young Fabulous hosts a night of art
forever 21 Chelsey needs to soften her features so the makeup doesnt wear her

start superior phase in your life
kleider and even design clothing

Style And Comfort For Your Baby
cool math games So that is why E