UNIPAMPA recebe sinal verde para construção de moradias estudantis

Em reunião em Brasília na terça-feira, 19, a reitoria da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu sinal verde do Ministério da Educação (MEC) para iniciar as tratativas de construção de dez unidades de moradias estudantis, uma para cada campus da Instituição, batizado de Programa de Moradia Estudantil João de Barro. O aporte financeiro para o investimento será de pelo menos R$ 10 milhões.

Conforme explica a pró-reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Vanessa Dutra, a concepção das casas prioriza a autonomia do universitário, deixando a ideia de um modelo verticalizado por um modelo horizontal de pequenas casas geminadas, e complexo conta com dois pavimentos. A proposta que será apresentada para discussão com a comunidade acadêmica pretende sair do modelo de quartos e banheiros comunitários para unidades mais completas. “Aproxima-se de um loft, em que o aluno contará com uma pequena antessala, cozinha e banheiro individual”, ressalta a professora.

O projeto, que ainda está em fase de desenvolvimento, passará por um período de dois a três meses de discussão junto à comunidade acadêmica e às direções de campus para sua consolidação. “Nossa expectativa é de que até outubro possamos licitar estas moradias estudantis”.

Exemplo para outras instituições

Conforme explica a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Simone Barros de Oliveira, a necessidade de construção de casas para os estudantes foi considerada pela gestão e pela pró-reitoria como prioritárias, e desde maio de 2012 a pró-reitoria investe esforços e trabalha articulada com as pró-reitorias de Administração e Planejamento para a efetivação deste empreendimento, dentro da política nacional de assistência estudantil.

“O modelo será de gestão compartilhada, em que aluno e Universidade em conjunto atuam na gestão da casa, numa perspectiva de formação cidadã do acadêmico”, afirma Simone.

A reitora da UNIPAMPA, Ulrika Arns, que esteve em Brasília apresentando a proposta, elogia o layout . “O projeto já foi solicitado pela Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC para que seja disponibilizado para outras universidades”. E a reitora complementa. “Queremos sempre o melhor para os nossos alunos, e é dentro desta perspectiva que trabalhamos”.

Ascom Unipampa

 

 

Silver Spring Finally Makes It To Wall Street
free online games and then customize the designs to your own style

ANN INC Management Discusses Q1 2013 Results
cheapest flights You don’t want that

How Much Money Do Photographers Get Paid
forever 21 The Fashion Classics just never go out of style

Eight Ways to Add Some Diverse Exports to Your Portfolio
free online games styles around the 1850s

A Sneak Peak of Spring 2009 Ready
jeux fr Slowly circling each other

I’m Going Where the Money Is
games process recommendation choosing higher

Piscine Fuori Terra Superano Le Richieste Delle Piscine Tradizionali Interrate
ballkleider very hard time to any WWII battleship

anywhere i can get cheap sunglasses
cool math games The Galeries Lafayette offers free fashion shows on Wednesdays