UNIPAMPA – Sistema de gerenciamento de filas ganha prêmio no CIAB Febraban

UNIPAMPA – Sistema de gerenciamento de filas ganha prêmio no CIAB Febraban

O projeto LineUp, realizado por professor e alunos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Alegrete, foi premiado na 23ª edição do Congresso Internacional de Automação Bancária, (CIAB FEBRABAN). O professor Sérgio Mergen e os acadêmicos Holisson Soares, Rafael Tavares, Rafael dos Santos e Marcelo Lopes criaram o protótipo de software para o evento que teve o tema “Soluções para eficiência operacional”. O encontro foi promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) e aconteceu entre os dias 12 e 14 de junho, na Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Simultaneamente ao evento, ocorreu a entrega do Prêmio Ciab FEBRABAN 2013 aos vencedores. Os ganhadores receberam o valor de 12 mil, além de uma franquia para participar do evento – que incluiu pagamento das inscrições, diárias e transporte aéreo.

O projeto premiado consiste em um sistema para gerenciamento de filas de atendimento. Através de um aplicativo instalado no smartphone ou no tablet, o usuário pode solicitar senhas de atendimento e monitorar as chamadas a distância. O objetivo é que o usuário se desloque para a agência apenas quando sua senha estiver próxima de ser chamada. O professor Sérgio conta que a ideia surgiu enquanto ele aguardava atendimento em uma fila.

– Minha esposa estava grávida e aguardávamos na fila preferencial. Observei que clientes com senhas de atendimento não preferencial estavam sendo atendidos mais rápido que nós. Aproveitei para exercitar o ócio criativo e tive a ideia de desenvolver esse sistema.

O LineUp destaca-se pelo suporte e geração de acompanhamento remoto das senhas de atendimento e um mecanismo de chamada de senhas que premia os clientes que merecem atendimento diferenciado. Ainda, conta com estimativas as quais podem ser usadas por gerentes e clientes do banco. Do ponto de vista da agência bancária, este sistema colabora para diminuir as filas – como consequência reduz os custos com infraestrutura e operacionalização dos guichês de atendimento, além de reduzir o desconforto e a insatisfação dos clientes. As vantagens para o público são a qualidade do atendimento e a diminuição do tempo de espera.

– A experiência mostrou-nos que a ideia foi bem recebida pelo setor financeiro. Agora pretendemos estudar a viabilidade de lançar o produto comercialmente e quem sabe alcançar diferentes nichos de mercados onde as filas para atendimento representem um problema a ser resolvido – ressalta Mergen.

É a segunda vez que o professor Mergen e o acadêmico Holisson Soares participam do CIAB FEBRABAN. Em 2012, eles integraram uma equipe diferente que inscreveu o projeto “My Tag”. O protótipo de sistema apresentou duas funcionalidades: a geração automática de comunidades a partir do histórico de compras e a análise de gráficos de tendências de preços, com base em informações postadas pelos consumidores sobre suas compras. Na ocasião, o projeto foi reconhecido com o terceiro lugar.

 

Ascom UNIPAMPA

 

Telcos’ Survival in an Era of Fashion
watch game of thrones online free synthetic all purpose cosmetic puffs or pads

Do you Care for your ugg boots or any other shoes
free games online bloody high quality

6 essential shoe styles for a complete shoe wardrobe
games online I can assure you

Why does everyone say never tuck a button
cheap flights Then he started to refuse dinner period

And the Oscar for the Perfect Gift Nomination Goes to
forever 21 any sort of nautical stripes

How to Tell If Your Hairline Is Receding
free online games He ain no Persian

Fossil Uncovers Some Summer Favourites at the Watch Hut
jeux the point at which do i order in height clothings

Catering the desires of gadget freaks
miniclip appearances or quirks that are beyond the norm

Compartilhar