UNIPAMPA trabalha na construção do novo PDI

Observar a atual realidade da Universidade Federal do Pampa e a partir disto projetar os próximos anos de atuação. Este é o objetivo do Plano de Desenvolvimento Institucional, que será construído e debatido junto com a comunidade acadêmica ao longo de 2013. A intenção é que o PDI projete metas de cinco anos para o desenvolvimento, crescimento e consolidação da Instituição e da região na qual está inserida.

Conforme explica a reitora Ulrika Arns, uma universidade precisa se repensar e se reavaliar constantemente. A UNIPAMPA é uma instituição nova, com pouco mais de seis anos de presença na região, mas que já superou muitas de suas metas de implantação, dentre elas o número de cursos, docentes e técnicos projetados em sua criação. De 30 cursos inicialmente concebidos, hoje a Instituição conta com 63 cursos, 667 professores, 558 técnico-administrativos e 309 terceirizados em dez campus. Este crescimento precisa ser considerado e um novo PDI elaborado para o período entre 2014 e 2018. “Precisamos olhar a Universidade como ela está e pensar no que queremos”, afirma a reitora.

Para auxiliar na construção deste debate, a UNIPAMPA recebeu nesta segunda-feira, 25, o coordenador de Planejamento Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Paulo de Tarso da Cunha Chaves, que coordenou a elaboração do PDI daquela instituição, um processo ocorrido ao longo de 20 meses, de 2010 a 2012. Conforme a pró-reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Vanessa Dutra, o compartilhamento de experiências irá auxiliar a UNIPAMPA a elaborar uma metodologia própria para a construção colaborativa do PDI, adaptada à realidade multicampi.

“Estamos conhecendo experiências do que podemos fazer igual e o que podemos fazer diferente a partir da prática deles”, explica. A principal preocupação é envolver servidores docentes e técnicos e a comunidade discente na construção deste Plano, e o debate para a construção de uma metodologia visa encontrar os melhores canais e meios para que todos participem do processo.

Esta participação coletiva e expressiva da comunidade acadêmica é vista como essencial pelo professor da UFPR. “Para sabermos onde queremos chegar é importante saber onde estamos, reconhecer o que temos, e isto ocorre com o diagnóstico. Para realizar este diagnóstico todos precisam participar. Todos conhecem melhor a realidade do que apenas alguns”, enfatiza.

Conforme Paulo de Tarso, na UFPR a construção do PDI se deu em três períodos de atuação: um momento que envolveu os gabinetes, na construção dos documentos de apoio para o Plano; um momento de discussão por meio da Internet, com participação inclusive via Twitter e videoconferência dos campi externos a sede da UFPR; um momento presencial, com a discussão direta com a comunidade acadêmica em reuniões temáticas abordando cada uma das dez temáticas fixadas pelo MEC e um seminário de avaliação. O resultado dessas reuniões foi disponibilizado online para que novas contribuições fossem feitas. “Foi um processo de constante colaboração e construção coletiva com diferentes unidades”. E é esta construção coletiva que se pretende aplicar também na UNIPAMPA.

Para fomentar ainda mais a participação da comunidade acadêmica como um todo nos debates, uma campanha de divulgação e informação está sendo desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social em parceria com a Proplan. A campanha pretende também tornar mais claros os objetivos e o método de trabalho a ser adotado. Pretende-se que os participantes identifiquem quais são as demandas que requerem atuação estratégica e quais são as estratégias que vão levar à solução ou à melhoria das situações, fazendo com que mais pessoas contribuam e que as contribuições sejam viáveis e construtivas. Em breve a campanha será lançada oficialmente para toda a comunidade da UNIPAMPA.

 

 

Aline Reinhardt – Ascom UNIPAMPA

 

How to Pull a String Through Sweatpants
free games online hip hop fashion has become big business since the ’90s

How to Make Simple But Tasty Diabetic Meals
games online Unlike fads which are short live

Tonights Main Event K Cold Air Intakes vs AEM Cold Air Intakes
vintage wedding dresses the rest of your outfit should be neutral with basic lines

Renaissance New York Hotel 57
forever 21 footjoy lopro fixed

6 Alternate Album Covers You Won’t Believe Almost Happened
free online games This is my go to tall t shirt

How to Create an Avatar for a 3D Virtual World
jeux fr trend setting tips for short grownup previous 18

The differences between cheap and Ghd hair straightener
kleider that priority list is reversed

Different things should be avoided for natural hair growth
games Workout in a bag