UNIR – Livro “A Psicossomática e o Feminino” será lançado em Porto Velho nesta quinta-feira

O livro “A Psicossomática e o Feminino” será lançado pela Editora CRV, em evento público e gratuito, na próxima quinta-feira, 18 de outubro, a partir das 19h, no Auditório Príncipe da Beira, da Faculdade Ulbra de Porto Velho.

A obra é de autoria da professora doutora Melissa Andrea Vieira de Medeiros, do Departamento de Psicologia (Depsi) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a mestre em Psicologia, Daniele Mejia Cavalcante.

Sinopse

A psicossomática pode ser compreendida através de diversas abordagens, reconhecendo-se para tanto a predisposição hereditária e a exposição a vírus e bactérias a que todos estão submetidos. Este livro prioriza as relações de significado presente no adoecer somático, as intenções do psíquico de uma estrutura de personalidade que carece de simbolismos e deixa margem para o escoamento via do corpo.

Por meio de um recorte histórico passando pelas leituras psicanalíticas, a psicossomática é explicada a partir do entendimento do recalque e dos mecanismos de defesa do aparelho mental confrontando com uma estrutura de personalidade que “falha” em seu processo de simbolização, deixando o corpo biológico desprotegido. Condicionada por estas falhas nas defesas psíquicas, a única saída para os traumas e afetos só podem ocorrer pela soma (corpo). A leitura através do feminino aborda o contexto social no qual a mulher está inserida, tais como os diversos componentes que exigem dela a representação de vários papéis que ora lhe são designados. A Psicossomática no feminino pretende auxiliar os profissionais de saúde a compreender um pouco mais os problemas que podem ser apresentados pelas pacientes que sofrem de uma doença, mas que trazem em seu emblema diversas sequelas emocionais.