UNIR – Professor lança novo livro de poemas

A obra “Este livro não existe e outras inexistências”, publicada pela Editora Temática e de autoria do professor doutor José Eduardo Martins de Barros Melo, docente do departamento de Línguas Vernáculas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), será lançada na sexta-feira, 29, às 15h30, no Auditório da UAB, no campus de Porto Velho.

Sobre o livro de poemas, o professor Vitor Cei, também da UNIR, afirma: “Este livro não existe e outras inexistências também revela afinidades eletivas com a ‘poesia das negatividades’ de Stéphane Mallarmé, tal como a definiu Hugo Friedrich em Estrutura da lírica moderna. A poesia, aqui, deve ser interpretada como aniquilamento do objeto concreto, que acontece porque o objeto deve tornar-se na palavra ‘idéia pura’, que não pode existir em lugar algum a não ser na palavra poética, pois o poeta sabe que as palavras não são as coisas”.

Sobre o autor – José Eduardo Martins de Barros Melo nasceu em Recife (PE), em 1962. Ao lado de Francisco Espinhara, iniciou o Movimento dos Escritores Independentes nos anos 80 e trouxe de volta os recitais de rua a sua cidade natal, junto com outros poetas, entre eles, Cida Pedrosa, Héctor Pellizzi e Fátima Ferreira. Escreveu vários artigos sobre a obra de Manuel Bandeira e sobre ele publicou os livros “Uma poética de múltiplos espaços” e “Os caminhos movediços de Bandeira”. É professor do PPGMEL/UNIR, membro dos Grupos de pesquisa em Poética Brasileira Contemporânea e Literatura Educação e Cultura da Universidade Federal de Rondônia. Compõe a diretoria executiva da revista do Centro de Estudos da Linguagem Re-UNIR e é consultor da revista acadêmica Igarapé. Publicou os livros de poemas Restos do fim (em parceria com Cida Pedrosa), A batalha pelo poema (Com Francisco Espinhara e Pedro do Amaral Costa), Eczema no lírico, Procissão da palavra, O lado Aberto e A palavra falta, além do folheto intitulado NU-UN.

Fonte: UNIR