UNIR realiza campanha de prevenção ao câncer de mama e colo

UNIR realiza campanha de prevenção ao câncer de mama e colo

A Pró-Reitoria de Administração (PRAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia, por intermédio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), divulga à comunidade acadêmica que iniciará campanha de promoção da saúde, prevenção e rastreamento de câncer de mama e colo uterino, que será conduzida pela Gerência de Atenção a Saúde do Servidor (GSS) em parceria com o Hospital de Amor Amazônia (Fundação Pio XII), fazendo alusão a dia mundial de combate ao câncer.

A campanha tem como objetivo principal promoção de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças e como meta a realização de 200 exames preventivos para rastreamento de câncer de colo uterino e 120 mamografias para rastreamento de câncer de mama.

Os exames citológicos e mamográficos serão coletados na carreta de prevenção ao câncer que ficará estacionada no Campos José Ribeiro Filho (entrada central) nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2019, no horário compreendido entre 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.

Os exames poderão ser agendados na DGP, entre os dias 16/01 e 06/02/2019, e na UNIR Centro, no dia 23 de janeiro, pela manhã e no dia 30 de  janeiro, a tarde.

Para agendamento devem ser apresentadas cópias simples dos seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Cartão do SUS.

Critérios para realização dos Exames:

  1. Mamografia
  • Mulheres com idade entre 40-69 anos;
  • Não estar grávida, com suspeita de gravidez ou amamentando;
  • Não ter diagnóstico de câncer de mama.
  1. Citológico ou Papanicolau
  • Mulheres com idade entre 25-64 anos;
  • Não estar grávida ou menstruada;
  • Não ter diagnóstico de câncer de colo uterino.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou que para o biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres, ainda segundo o INCA o câncer de mama é o de maior mortalidade de mulheres na faixa dos 20 aos 59 anos.        

Prevenção, Atitude que salva!

Compartilhar