UNIR realiza posse de 13 novos docentes

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) empossou 13 docentes durante cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório da UNIR-Centro. A solenidade de posse contou com a participação da reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, e da pró-reitora de Administração, Ivanda Soares da Silva.

A pró-reitora fez a acolhida e desejou boas-vindas aos novos servidores da carreira de docente. Em um breve discurso, destacou que, mesmo com todas as contratações de servidores que a atual gestão conseguiu fazer, ainda existe um déficit para ser superado, tanto na quantidade de técnicos quanto na de docentes. “Queremos melhorar ainda mais nossa condição de trabalho na Universidade e contamos com vocês para isso”, disse Ivanda Soares.

Em seu discurso, a reitora da UNIR saudou os novos servidores docentes e fez algumas observações sobre o funcionamento da Universidade. A reitora destacou que todas as decisões dentro da UNIR, e de qualquer outra universidade federal brasileira, derivam de um colegiado, desde as decisões tomadas no departamento acadêmico até o Conselho Superior da instituição. Para que os novatos tomem conhecimento dessas decisões e da dinâmica da Universidade, ela orientou que leiam o estatuto e o regimento da UNIR.

Maria Berenice Tourinho salientou que o objetivo institucional de uma universidade é a formação do aluno de graduação. “Sem o aluno da graduação nós não temos pós-graduação. E precisamos, através do nosso trabalho em sala de aula, formar bem esse aluno, não só para o mercado de trabalho, mas para a sociedade”, disse a reitora acrescentando que é preciso formar, além de profissionais, “cidadãos que tenham respeito por essa sociedade que paga seus estudos” e permite que eles tenham acesso a esse bem que é a educação superior pública.

Para finalizar, a reitora pediu que os novos servidores tenham paciência, serenidade, tranquilidade e maturidade na vida acadêmica, e que entendam que o professor deve estar sempre em processo de aprendizado e disposto a melhorar cada vez mais a universidade como um todo.

“Ficamos muito felizes com essas novas contratações. Recebemos a Universidade Federal de Rondônia, em 2012, com um déficit gravíssimo de professores e de técnicos administrativos e uma evasão altíssima de alunos. Podemos dizer que hoje ela não está perfeita, mas está um pouco melhor e carece muito do nosso trabalho enquanto servidores docentes e técnicos”, concluiu.

Os professores que tomaram posse para o campus de Porto Velho foram: Izaura Rodrigues Cézar de Campos (Medicina), José Flávio da Paz (Línguas Vernáculas), Natália Cristine Prado (Línguas Vernáculas), Priscila de Lima Vianna (Engenharia Elétrica), Sylvie Cristine de Souza Amado (Medicina) e Valéria Moreira da Silva (Enfermagem).

Para o Campus de Rolim de Moura, foram empossados: Cynthia Cristina de Morais Mota (História), Fernando Bilhalva Vitória (Educação do Campo), Maria Elizabete Rambo Kochhann (Educação do Campo), Paulo Vilela Cruz (Educação do Campo) e Renata da Silva Nobrega (Educação do Campo).

E os docentes Quesle da Silva Martins (Física) e Naiara dos Santos Nienow (Ciências Humanas e Sociais) foram lotados no Campus de Ji-Paraná.

ASCOM – Universidade Federal de Rondônia