Unir – Repensando as práticas de ensino e a socialização de produções científicas são temas de seminários promovidos pela Unir

Nos próximos dias 1 e 2 de agosto de 2013 acontece o XII Seminário Repensando as Práticas de Ensino dos Cursos de Letras e o I Seminário Integrado do Mestrado Acadêmico em Letras: Socialização das Produções Científicas. Os eventos serão no auditório da Unir-Centro, das 14h às 18h. As inscrições devem ser feitas no local.

Os dois seminários são promovidos pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Núcleo de Ciências Humanas (NCH), Mestrado Acadêmico em Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras (DLE), Grupo de Estudos Linguísticos Literários e Socioculturais (GELLSO) e Grupo de Estudos em Culturas, Educação e Linguagens (GECEL), com apoio do Programa de Consolidação das Licenciaturas-PRODOCÊNCIA/CAPES/CNPq.

O XII Seminário Repensando as Práticas de Ensino dos Cursos de Letras tem o objetivo de socializar as interpretações de professores em formação e assim, promover reflexões sobre a contribuição que os estágios dos cursos de Letras podem trazer para a constituição dos significados e saberes construídos pelos licenciandos como uma tentativa de compreender os modos da atuação docente.

O I Seminário Integrado do Mestrado Acadêmico em Letras: Socialização das Produções Científicas visa a dar maior visibilidade aos conteúdos apresentados no curso para integrar e difundir à sociedade os temas trabalhados pelos pesquisadores. Além disso, o seminário objetiva direcionar as resultantes dos trabalhos a uma orientação voltada aos aspectos sociais do entorno comunitário.

Programação

No dia 1 de agosto, quinta-feira, a partir das 14h, acontecerão as apresentações das pesquisas desenvolvidas por acadêmicos de Letras, tendo como tema “Os desafios do ensino de línguas como fonte de pesquisa na formação de professores”, seguido por lançamento de livros.

Os trabalhos a serem apresentados são: Língua Espanhola: aspectos interculturais e sociais na visão do aluno (Natália Meireles, Síntia Batista, Tifane de Sousa); Influências dos temas transversais no processo de aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira (Francisca Carneiro, Leila Silva, Tairine da Rocha); O uso de imagem como facilitador da aprendizagem na aula de Espanhol (Equitéria dos Santos, Jackeline Gurgel, Rosiene de Castro, Shirley Zambelle); Quais fatores contribuem para a desmotivação da aprendizagem em Língua Inglesa (Eduardo Nascimento, Heleni Lima e Francisca Nobôa); Influência da motivação no processo de aprendizagem de Língua Inglesa (Érica Lima e Julie de Menezes); Reflexões sobre as causas que desmotivam a aprendizagem de Língua Inglesa (Fabiano Martins, Maria de Lourdes Venere e Renata Souza); Fatores que dificultam o aprendizado de Língua Inglesa (Luis Antonio Lafuente, Maria Simone Soares e Paula de Souza); Fatores que fazem o “querer aprender” uma LE (Dacior de Castro, Elisângela Santos, Frank Weliton Pereira e Paula Cristina de Sousa); A importância do ensino da língua inglesa na escola na percepção do aluno (Enoque Paiva Alves).

No dia 2, sexta-feira, às 14h, a professora doutora Ilka de Oliveira Mota, proferirá a palestra “Uma análise da comicidade no contexto linguístico escolar”. Em seguida, os alunos do Mestrado Acadêmico em Letras apresentarão as pesquisas desenvolvidas, divididas por área: Sociolinguística, Linguística Textual, Análise do Discurso e Filologia Política, além do lançamento de livros.

Na área de Sociolinguística, serão apresentados os trabalhos A linguagem musical como instrumento de ensino para a orientação das atividades na língua materna (Vanilce Gomes e Sandra Santos); Interferências da oralidade na construção do sentido do texto (Enilde Rocha e Alzira Casagrande); Estrangeirismos na publicidade: folders e flyers da cidade de Porto Velho (Aline de Gregório Alves Borges); O tratamento da variação linguística no livro didático de língua portuguesa da 1ª série do ensino médio na EEEFM Murilo Braga em Porto Velho-RO (Clarice Ghisi e Marizete Prates); As concepções da variação linguística nos livros didáticos nos últimos dez anos (Sorhaya Chediak e Ana Cláudia Ribeiro); Para que serve a Sociolinguística?: desfazendo mitos e preconceitos (Marco Venício da Silva); Música e oralidade: marcas na composição ‘o Amazonês’ (Nicolas Jr, Iara Elisabeth Magalhães e Náfria Chianca); Marcas de oralidade nas letras das músicas do estilo sertanejo universitário (Valdecir Aparecido da Silva); Imigrantes haitianos: estratégias linguísticas para aquisição de Língua Portuguesa em ambientes informais (Ednaldo Tartaglia Santos).

O tema da área de Linguística Textual a ser apresentado é A construção dos sentidos em exercícios de interpretação de texto (Sandra Maria Santos e Valdecir da Silva). Na área de Análise do Discurso, serão apresentados os trabalhos A razão da loucura e o filtro do saber instituído (Sandra Maria Santos); O discurso sobre o futebol presente nas peças publicitárias dos patrocinadores da seleção Brasileira (Sorhaya Chediak e Ana Cláudia Ribeiro); A ressignificação da frase “Vem para Rua” nas manifestações ocorridas no Brasil (Enilde Vieira e Alzira Casagrande); A Movência de Sentidos no Discurso Imagético (Fernanda Barbosa); A dispersão nos discursos dos leitores on line do Jornal O Estadão de São Paulo (Valdecir Aparecido da Silva).

Na área de Filologia Política, serão a presentados os trabalhos Línguas sem estado: uma reflexão a partir do Francês (Náfria Chianca); Línguas autóctones do Brasil (Dirson Dresle); A Dinâmica da Língua Inglesa (Melissa Velanga Moreira).

Confira os horários de apresentação acessando o sítio da Unir – www.unir.br.

 

Ascom Unir

 

Fashion Tips Trends for Men in 2009
watch game of thrones online free how to become a teen clothier

How to Become a Buyer in Retail
free games online which ended in a mistrial

Tips of Choosing a Quinceanera Dress
games online Do not test such as purple

Advice For Asian Guys Who Want To Date White Girls
cheap prom dresses The Girl With The Blue Eye Vol

Zuoan Fashion’s CEO Discusses Q1 2013 Results
cheapest flights There’s a band named for it

Leather Blazer For Style And Statement
jeu gratuit and worn with a dress shirt and tie

Factors That Influence the Design Process
ballkleider providing the brand with nice momentum heading into 2014

by The Devil Makes Three
cool math Describing the shoes as