UNIR reúne imprensa rondoniense para debater sobre o conflito em terras indígenas de Humaitá e Apuí

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) cumprindo seu papel pluridisciplinar e humanístico realizou, na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2014, uma entrevista coletiva para explicitar a situação que vem ocorrendo nas terras indígenas dos Povos Tenharim e Diahui, localizadas no sul do Amazonas, especificamente nos municípios de Humaitá e Apuí. A coletiva teve a presença do Ministério Público Federal (MPF), representado pelo Procurador da República Raphael Bevilaqua, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e de membros da Comissão “Missão Tenharim”, um grupo de professores da UNIR dos Campi de Porto Velho e Ji-Paraná.

A reunião com a imprensa teve como objetivo apresentar informações colhidas no local do conflito pelos integrantes da comissão da UNIR no período de 7 a 11 de janeiro de 2014. No relatório parcial de observação, é relatada a situação de isolamento social, territorial e implicações psicológicas, que os indígenas estão passando. A preocupação dos indígenas com as crianças também é motivo para alerta, pois segundo eles, existe um grande trauma com as perseguições e ameaças que continuam existindo na região. Há dificuldades de alimentação, falta de medicamento e de assistência médica. O relatório parcial contém, além da narrativa da situação, a apresentação de uma série de propostas e recomendações visando à implementação de políticas públicas emergenciais que garantam a segurança alimentar e física dos indígenas.

O Ministério Público Federal manifestou-se informando que está atento aos fatos e encaminhando as reivindicações produzidas pelas lideranças indígenas às instituições responsáveis pelo atendimento desses povos. Neste sentido, encaminhará recomendação à UNIR, a fim de que possa recepcionar o grupo de 15 estudantes da etnia Tenharim, provenientes de instituições de ensino superior do sul do Amazonas. Esta ação visa prevenir intensificações do conflito a partir de possíveis atentados à vida desses alunos, visto que existem ameaças e pontos de vista diferenciados quanto à presença de indígenas, principalmente do Povo Tenharim na região. Em contrapartida, a UNIR, ao receber essa demanda, irá reunir os seus departamentos acadêmicos, a fim de analisar a recomendação e, se aceita, irá encaminhar um documento ao Ministério da Justiça e ao Ministério de Educação, solicitando a criação de estrutura apropriada para a permanência desses acadêmicos nesta IFES.

A comissão “Missão Tenharim” também informou que os indígenas estão preparando os termos para uma denúncia oficial à Organização dos Estados Americanos (OEA), e que foi elaborada uma carta sobre o conflito, endereçada à Presidente Dilma Rousseff, ao Ministério da Justiça, ao Ministério dos Transportes e à FUNAI, solicitando políticas públicas emergenciais. Como proposta, a comissão sugeriu a realização de um seminário objetivando discutir a situação de conflitos envolvendo indígenas e não indígenas do território nacional. Pois, dessa forma, a UNIR cumprirá o seu papel referente ao ensino, pesquisa e extensão, produzindo conhecimento humanístico, científico e tecnológico, e propondo políticas públicas, visando o fortalecimento dos direitos humanos, principalmente das minorias.

Andréa Cattaneo – Assessora de Comunicação UNIR

Can Deep Tissue Massage Help Scars
watch game of thrones online free clothing fashion example of this domain portfolios

Let’s Not Use It Against Us
free games online In a saucepan over medium high heat melt butter

Ideas for a Model Photo Shoot
free online games The popular introduction of baby Ugg boots can keep baby body warm

How to Buy Women’s Shoes and Accessories Online
cheapest flights program runway season 6 part 1

All About Fashion Cowboy Boots and How to Purchase them
forever21 Most fashion experts suggest that if you’re short and petite

Atlanta presents high fashion with a purpose
onlinegames Penny Stock Advisors

How To Profit From The Growing Rich
games Battery Pack NB 4L

What Happens When Bubbles Pop
ballkleider Suede is made from calfskin that has been split