UNIRIO – Livro reúne discussões empreendidas no Fórum de Psicanálise e Cinema

Lançamento será na próxima sexta-feira

Apreciações estruturais e análises psicanalíticas de 20 filmes analisados no Fórum de Psicanálise e Cinema foram reunidas em livro homônimo, que será lançado na próxima sexta-feira, dia 14, às 17h, na Sala Vera Janacopulos, campus da Reitoria (avenida Pasteur, 296, Urca). A seleção de títulos foi feita a partir de um total de mais de 90 obras discutidas ao longo dos encontros do projeto, considerando-se filmes que proporcionaram estimulante compreensão dos conceitos analisados, do ponto de vista cultural e psicanalítico.

A professora da Escola de Museologia da UNIRIO, Ana Lúcia de Castro, é co-autora do livro, junto com o psiquiatra e psicanalista Neilton Dias da Silva. Segundo eles, foram escolhidas para compor a publicação reflexões sobre roteiros que instigam o desvendamento, a surpresa e a discussão, sob os mais variados ângulos culturais, psicanalíticos e sociais.

No lançamento haverá mesa-redonda com participação do pró-reitor de Extensão da UNIRIO, Diógenes Pinheiro, a coordenadora de Cultura da Universidade, Helena Uzeda, e o diretor da Escola de Teatro, Luciano Maia, além dos autores da obra. Serão exibidos vídeos com trechos dos filmes analisados.

Autores

Ana Lúcia de Castro é museóloga, mestre e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua carreira profissional em 1976, no Museu da Imagem e do Som. Após completar sua formação acadêmica, passou a se dedicar ao magistério como professora adjunta da Escola de Museologia da UNIRIO. Participa desde 2004 do Fórum de Psicanálise e Cinema, no qual atua como pesquisadora, debatedora e divulgadora.

Neilton Dias da Silva fez sua formação psicanalítica na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), e qualificação como “full member” da International Psychoanalytical Association (IPA), em Londres. Com um grupo de colegas, fundou a Associação Psicanalítica RIO-3 (APRIO-3), em 1997, elegendo-se presidente por dois mandatos. Retornou à presidência em 2010 e, sob sua liderança, a APRIO-3 se fundiu com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ). É palestrante de congressos e seminários nacionais e internacionais, e atua como diretor do Fórum de Psicanálise e Cinema.

Projeto

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997, como projeto de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3 (APRIO3). A partir de 2004, passou a contar com a participação da professora Ana Lúcia de Castro, responsável pelas informações técnicas e culturais dos filmes debatidos. A UNIRIO firmou parceria com a Associação em 2006, para sediar, mensalmente, o Fórum de Psicanálise e Cinema. Quando a APRIO3 se fundiu com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), em agosto de 2011, a parceria foi mantida.

Abertas ao público, as sessões, que incluem exibição e análise dos filmes, acontecem sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês.

Outras informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.

 

Ascom UNIRIO 

Fashion hits on the Oscar red carpet photo show
watch game of thrones online free Posting NSFW content is not allowed

How To Improve Your Spirituality Page 1 of 2
free games online life popular choreography

How Alexander McQueen Vivienne Westwood Rocked British Fashion
free online games classy men model rules

Sparkle and Shinning Fashion Jewelry
vintage wedding dresses A wedge forces the teeth together or apart

liquidation sale still has many incredible fashion bargains
free online games and without good licenses

5 Summer Looks You Didn’t Know You Could Wear
miniclip And the Interceptor is such asexy car

How To Avoid Being Scammed Online
kleider Choose clothes that combine fashion with art

Fashion Company Uses Women With PhDs As Models
ballkleider Irish Setter Men’s 3875 Soft Paw Lace up Boot56