Unirio mantém cooperação internacional com mais de 70 instituições

Mais de 70 instituições de ensino superior, de 19 países, em quatro continentes. Os números mostram a inserção internacional da UNIRIO, desenvolvida por meio de acordos de cooperação mútua com universidades estrangeiras. Somente na Europa, são mais de 40 instituições parceiras, localizadas na Alemanha, Áustria, Espanha, França, Holanda, Itália, Polônia, Portugal e Suécia.

Os acordos, operacionalizados pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI/UNIRIO), preveem a realização conjunta de projetos de pesquisa, de ensino e de extensão, bem como palestras, simpósios, seminários e conferências, entre outras ações. As parcerias possibilitam também a mobilidade acadêmica, por meio da oferta de cursos e bolsas de estudo.

Para Luiz Pedro San Gil Jutuca, coordenador de Relações Internacionais, a cooperação com universidades estrangeiras proporciona a estudantes e docentes condições para que haja relacionamentos acadêmicos suportados por pesquisa e desenvolvimento de projetos de interesse mútuo.

“Além disso, é muito importante que se busquem nessas parcerias as condições mais próximas de uma ideal ampliação do espaço geográfico onde nosso estudante se encontra”, observa Jutuca. Ele destaca que, além do conhecimento acadêmico formal, os intercâmbios permitem aos estudantes a ampliação de seus conhecimentos sobre as culturas estrangeiras.

As mais recentes parcerias foram firmadas pela CRI/UNIRIO com a Universidade Complutense de Madrid – uma das mais antigas do mundo, fundada em 1499 –, e com as universidades de Oviedo e de Barcelona, também na Espanha. De acordo com Luiz Pedro Jutuca, existe a possibilidade de assinar, em breve, acordos com a Universidade Paris 8 Vincennes-Saint Dennis, na França, e com a Universidade de Las Artes, em Cuba.

“Buscamos evidenciar ainda mais, para nossa comunidade acadêmica, todas as parcerias já firmadas e caminharemos no sentido de conseguir condições para que se intensifiquem nossos intercâmbios de professores e alunos”, afirma o coordenador.

Saiba mais sobre as ações de cooperação internacional desenvolvidas pela CRI/UNIRIO.