UNIRIO promove encontro internacional sobre samba e carnaval – 13 a 17/2

UNIRIO promove encontro internacional sobre samba e carnaval – 13 a 17/2

De 13 a 17 de fevereiro, empreendedores da indústria do carnaval, sambistas do Brasil e do exterior, artistas e especialistas na maior festa popular do mundo estarão reunidos no 7º Encontro Internacional de Samba e Carnaval, que acontecerá no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, localizado próximo ao Sambódromo do Rio de Janeiro. O evento é uma iniciativa do Projeto Samba Global (www.sambaglobal.net), coordenado pelo Prof. Jair Martins de Miranda, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em parceria com o Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira (Criar) e com o Centro de Letras e Artes da UNIRIO, por meio do Núcleo de Performances Afro-Ameríndias (NEPAA).

Com o tema “O Mundo do Samba e o Samba no Mundo”, o encontro, realizado na semana anterior ao carnaval, inclui palestras, mesas-redondas, oficinas de percussão, de dança e de confecção de fantasias, adereços e alegorias, além de apresentação de performances de grupos estrangeiros e brasileiros. A ideia é promover um intercâmbio entre profissionais que atuam com samba e carnaval dentro e fora do Brasil.

Na abertura do evento, no dia 13 de fevereiro, será entregue o Prêmio Samba Global, dedicado a personalidades e instituições que mais se destacaram na promoção do samba e do carnaval ao redor do planeta. Serão premiadas as instituições brasileiras Ganga Zumba Produções, Monobloco e Projeto Samba Global, e as estrangeiras Sambitália (Itália), ASSF – Kaisa Muhonen (Finlândia), AESA – Tatsuya Ito (Japão), Bloco X – Chris Quade (Europa), Coburg International Samba Festival – Mauro Ferreira (Alemanha), Grupo Samba Tam-Tam Batucada – Miloš Vacík (República Tcheca).

Os interessados em participar do encontro devem fazer a inscrição no site http://www.sambaglobal.net/7encontro.

Compartilhar