UNIRIO recebe Encontro Regional de História

UNIRIO recebe Encontro Regional de História

“Memória e Patrimônio” é o tema do XIV Encontro da Associação Nacional de História Seção Regional do Rio de Janeiro (ANPUH-Rio) que será realizado na UNIRIO entre os dias 19 e 23 de julho. A temática proposta leva em consideração as demandas do homem contemporâneo em relação ao passado e a necessidade de se refletir sobre as aproximações e os confrontos entre história e memória. Dentro deste contexto, o evento pretende, ainda, abordar questões relacionadas ao mercado de trabalho do historiador e à regulamentação da profissão. O Encontro ocorre das 8h às22h, no Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade (CCH – Av. Pasteur, 458 – Urca).

Realizado a cada dois anos, o Encontro Regional de História do Rio de Janeiro é considerado o maior e mais importante evento da área no estado. A expectativa é que, aproximadamente, 2 mil pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes de História e áreas afins, participem das diversas conferências, discussões políticas, minicursos, simpósios temáticos, reuniões administrativas, exposição de pôsteres, lançamentos de livros e atividades culturais durante o XIV Encontro da Associação Nacional de História Seção Regional do Rio de Janeiro (ANPUH-Rio).

Principal momento do evento, os cerca de 35 simpósios temáticos constituem atividades simultâneas, quando pesquisadores se reúnem em sessões de apresentação de trabalhos e debates envolvendo um tema comum. As conferências e as discussões políticas reúnem pesquisadores historiadores de todo o País para debater questões da profissão do historiador, do ensino universitário e do patrimônio histórico. Com duração de oito horas, os minicursos propõem temas específicos.

Confira a programação completa do evento no site http://www.encontro2010.rj.anpuh.org.

Compartilhar