Univasf iniciou consulta para conclusão do Novo Plano de Desenvolvimento Institucional

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibilizou, hoje (26), os documentos preliminares que fazem parte da elaboração do seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para consulta e sugestões. O objetivo é estimular a participação das comunidades acadêmica e externa na construção do plano, que subsidiará o planejamento estratégico da instituição para os próximos dez anos.

A elaboração do PDI teve início no segundo semestre de 2014 com a formação de oito Grupos de Trabalho (GTs), constituídos por docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes. As atividades avançaram em 2015 com a entrega e sistematização da produção dos GTs, mas foram comprometidas, especialmente, pelas demandas decorrentes do ajuste orçamentário, pela greve docente e consequente suspensão do calendário acadêmico e pela posterior entrada da Universidade no período de consulta eleitoral.

A partir de hoje, a consulta da documentação e a participação na construção do PDI poderão ser realizadas pela comunidade em geral, por meio do ambiente virtual Moodle, até 11 de março. As discussões serão realizadas através de fóruns, onde estarão anexados os documentos produzidos para cada temática considerada estratégica para o plano. No link abaixo, segue tutorial para orientar o acesso dos visitantes ao ambiente virtual.

Além dos fóruns virtuais, serão realizadas sessões públicas para esclarecimento e levantamento de sugestões nas cinco cidades onde estão localizados os campi da Univasf. O cronograma das sessões está disponível abaixo. A partir das sugestões, a Comissão de Sistematização (CS) irá elaborar a primeira versão do PDI, que será analisada pelo Conselho Universitário (Conuni) e, caso aprovada, encaminhada para o Ministério da Educação (MEC).

De acordo com um dos representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) na CS, Cordeiro Neto, a elaboração do documento é de extrema importância para a Universidade. “A ideia é materializar, neste documento, o registro da identidade da Universidade, sua missão e seus objetivos para os próximos anos”, explica.

Ainda segundo Cordeiro, a intenção desta etapa é garantir que a comunidade participe ativamente. “Essa participação efetiva é um princípio das ações realizadas aqui na Univasf. Nós queremos que as pessoas participem, por isso estamos criando um ambiente favorável à participação e esperamos contar com toda a comunidade”, ressalta.

A CS é composta pelos docentes Clóvis Ramos e Ana Emília Queiroz, indicados pelo Conselho Universitário (Conuni); pelos representantes da Propladi, Cordeiro Neto e Mônica Tomé; e pelo representante do Gabinete da Reitoria, o vice-reitor Telio Nobre Leite. A expectativa é que a primeira versão do novo PDI seja encaminha ao Conuni em abril. As atividades de elaboração do documento podem ser acompanhadas por meio do site do novo PDI.

 

 Sessões públicas:

Campus São Raimundo Nonato (PI) – dia 1º de março, das 8h30 às 12h, no auditório da biblioteca

Campus Paulo Afonso (BA) – dia 2 de março, das 14h às 18h, na sala de reuniões do campus

Campus Ciências Agrárias (CCA) Petrolina (PE) – dia 3 de março, das 14h às 18h, no Núcleo Temático 1 do bloco de salas de aula

Campus Senhor do Bonfim (BA) – dia 4 de março, das 14h às 18h, na sala 8, localizada no 1º andar

Campus Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) – dia 8 de março, das 14h às 18h, no Complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro (BA)

Karen Lima – Universidade Federal do Vale de São Francisco