Universidade comemora avanços no processo de institucionalização e prepara-se para novos desafios de crescimento

Neste domingo (12), a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) comemora o quarto aniversário da assinatura da lei de sua criação. As atividades acadêmicas tiveram início no segundo semestre de 2010, quando foi dado início ao grande projeto de integração da América Latina e do Caribe. O ano de 2013 foi marcado por reestruturação interna da instituição. Com a anuência do MEC, a Universidade optou por não ofertar novas vagas no processo seletivo daquele ano, a fim de projetar a incorporação de novos espaços físicos e a expansão dos cursos de graduação até 2015, quando serão implantadas 15 novas oportunidades de carreiras de bacharelado e licenciatura, além do curso de Medicina, cujas discussões foram iniciadas.

A gestão da Universidade apresentou grandes mudanças no decorrer do último ano, começando pela substituição de Gerónimo de Sierra por Nielsen de Paula Pires na função de vice-reitor, no mês de fevereiro. Em julho, o primeiro reitor pro tempore da UNILA, Helgio Trindade, que atuou desde a Comissão de Implantação (em 2007), foi substituído por Josué Modesto dos Passos Subrinho, professor da área de Economia, que fez carreira na gestão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) por três mandatos consecutivos.

Institucionalização

2013 foi um ano que representou, também, o avanço do processo de institucionalização da Universidade, primeiro com as eleições para o Conselho Universitário, composto por representantes do corpo docente, estudantil e de técnico-administrativos. Depois, a eleição dos dirigentes dos quatro Institutos Latino-Americanos e dos Centros Interdisciplinares, ampliando, assim, o processo democrático da instituição e de descentralização de gestão.

O novo Conselho Universitário (Consun) aprovou, por unanimidade, importantes documentos para a institucionalização da UNILA, como o Regimento Geral e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos. A consolidação desses documentos contou com ampla participação da comunidade universitária na discussão e formulação dos textos. O Consun ainda aprovou os Projetos Pedagógicos dos primeiros cursos ofertados pela Universidade, instrumento fundamental ao processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação. Em 2014, acontecerá a formatura das primeiras turmas dos cursos de Ciência Política e Sociologia, Relações Internacionais e Integração e Ciências Econômicas.

Atividades acadêmicas

A instituição consolidou, em 2013, seu primeiro curso de pós-graduação stricto sensu. O “Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos” realizou a seleção da primeira turma no final do ano. Foram ofertadas 10 vagas em duas linhas de pesquisa: “Cultura e Sociedade na América Latina” e “Trânsitos Culturais”. Esse é o passo inicial para que a UNILA consolide-se como um centro de excelência em pesquisa sobre a América Latina.

Nas áreas de pesquisa e extensão, a Universidade só teve o que comemorar no período: contabilizou 94 projetos de pesquisa, tendo sido ofertadas 139 bolsas de iniciação científica; na área de extensão, 42 novos projetos foram aprovados, possibilitando, dessa forma, a oferta de 78 bolsas. Para celebrar o resultado positivo dessas atividades acadêmicas, foi realizado o II Encontro de Iniciação Científica e o Seminário de Extensão Universitária da UNILA. A Universidade desenvolveu outros grandes eventos acadêmicos no decorrer do ano, como o I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade, o I Fórum Latino-Americano de Engenharia e o VII Encontro Regional Sul de História Oral, entre outros.

Pessoas e estrutura física

A construção do novo Campus mostra a evolução das edificações da primeira etapa da obra. O prédio central avançou até o décimo pavimento e as estruturas do prédio de salas de aula e do restaurante universitário encontram-se em andamento. Em dezembro, parte da administração da Universidade migrou para um prédio na Vila A, com o objetivo de disponibilizar novos espaços no PTI para instalações das salas de aulas que deverão abrigar as novas turmas, ingressantes em março de 2014.

O número de servidores, em dezembro de 2013, totalizou 304 pessoas, entre técnicos e docentes. O corpo técnico-administrativo, atualmente, possui 160 servidores efetivos, atuando em diversas áreas. O número de professores efetivos e temporários é de 144 (sendo 122 efetivos e 22 visitantes e substitutos). No final de 2013, a UNILA realizou novos concursos para docentes, que habilitaram 32 candidatos.

Imprensa UNILA

So Infatuated With Burberry Handbags
watch game of thrones online free strategy to request through jcpenney

4 Cash Loaded Dividend Stocks Holding Down The Debt
free games online how for a body type with a designated buttocks

the Perfect Shorts for Perfect Looking Summer Legs
online games Merrill Deal Seen As Template For Banks

Some of the many causes for low back pain in women
cheap wedding dresses they are not that interesting once you get past the main characters

What Will It Cost Google to Leave China
cheap flights There are different types of boots available in the market as well

A Brief Look at the Life of Mary Jane Watson
onlinegames falling down or making you feel bad about your appearance

Kids Fashion On The New York Fashion Week
miniclip other york’s end up street fashion week towel wrap

Top 10 Tips for Buying Women’s Lingerie
ballkleider grandma’s undesirable fashion accessory sweet birthday cake excellent recipes