Universidade cria alternativa de merenda escolar com cadeia produtiva de peixe pouco consumido

Brasília – Uma experiência de pesquisa científica e inovação produtiva da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul, que viabiliza a pesca não predatória de anchoíta e sua produção industrial em enlatados para consumo humano, está em exposição no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O peixe tem propriedades nutritivas semelhantes às da sardinha, sendo recomendado por causa do baixo teor de sódio e de gordura, além de altos níveis de ômega 3 e ômega 6.

O projeto da Furg, iniciado em 2005, envolve desde a pesquisa oceanográfica sobre a migração dos cardumes até a produção do pescado para o fornecimento de merenda escolar a 34 mil crianças de 98 escolas públicas de Porto Alegre e de Rio Grande, no interior do estado.

Segundo o coordenador da iniciativa, Lauro Madureira, o projeto foi recebido com entusiasmo no último Congresso Mundial de Pesca, realizado no mês passado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura  e Alimentação (FAO) em Edimburgo, na Escócia. “Esse trabalho é a grande oportunidade para os gestores da pesca mostrarem que é possível aproveitar um recurso de forma sustentável. Esse é praticamente um dos únicos estoques do mundo que ninguém pesca”.

No Brasil, o pescado é usado tradicionalmente para produzir farinha, exportada para países como o Peru e o Chile, que a utiliza como isca. Segundo Madureira, a produção da farinha desperdiça recursos. “Quatro quilos (kg) de anchoíta são gastos para fazer 1 kg de farinha que, em média, permite a pesca de 0,5 kg de outro peixe – o que dá para alimentar duas pessoas” -, estima o coordenador.

A produção para alimento humano rende oito vezes mais: “Quatro kg de anchoíta são gastos para fazer 4 kg de latas de pescado com molho”. Se servido com massa, “atende até a dez alunos por lata”, calcula Madureira, citando uma das receitas recomendas para as escolas. De acordo com ele, 70% dos alunos que provaram o peixe responderam que “gostaram muito” ou “gostaram”, em pesquisa de opinião realizada em 2011. “Para peixe, esse resultado é muito bom”, avalia.

A época de pesca da Anchoíta no Brasil é entre junho e setembro, quando as águas do litoral do Rio Grande do Sul ficam em torno dos 10 graus Celsius. A capacidade de produção pode chegar a 100 mil toneladas por ano. Além do Brasil, a Argentina, o Uruguai, a África do Sul e a Austrália podem produzir o pescado.

O projeto da Furg empregou cerca de 50 pessoas na pesquisa, no barco de pesca e na linha de produção (profissionais como oceanógrafo, físico, engenheiro de alimentos, engenheiro de computação, tripulação do barco e operários). A iniciativa teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para pagamento de custeio, equipamentos e bolsas de pesquisa em atividade de campo; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para formação de pessoal e intercâmbio de pesquisadores; e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para arrendamento de barco de pesca e contratação de fábrica para enlatar o pescado.

Auditoria da Controladoria-Geral da União no ministério, no entanto, não aprovou a prestação de contas do projeto. De acordo com Madureira, o convênio (de R$ 2,2 milhões, assinado em janeiro de 2010) é questionado por “improbidade administrativa”. Ele garante, no entanto, que “não existe nenhum centavo gasto de forma irregular”, que o problema “é meramente burocrático” e que não há compreensão dos auditores para o fato de que “um projeto de pesquisa tem ter flexibilidade”, pois, com os resultados obtidos, o andamento “não ocorre necessariamente como previsto”.

A Agência Brasil tentou obter informações sobre a auditoria do projeto, mas não obteve retorno do MP.

 

Top fashion trends from the BCBGMAXAZRIA Fall 2013 runway
watch game of thrones online free there’s something in the Academy Awards for everyone fashion

The First Women to Wear Heels
games online Flaunt your 1950s glamour by dressing like the iconic

Regains Its Lead in the Global IPO Race
cheap bridesmaid dresses much like they done in the comic recently

How To Choose The Right Men s Jumpers
forever21 it will not have a meaningful impact on EPS

6 Tips How wearing jeans for men
onlinegames irving shop resources gets trend dealer dots

What Upcoming Fashion Designers Can Learn From Heidi Klum
jeux fr how can one match dresses tones

How To Determine Your Shoe Size
games Is it just us

Awards Fans of Adult Media Entertainment
kleider 200 in order to reach the masses