Universidade Federal de Sergipe assina parceria para gestão do Hospital Universitário

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) assinou na tarde desta quinta-feira, 17, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do hospital universitário vinculado àquela instituição. A celebração do contrato aconteceu após a decisão, por parte da universidade, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação do hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos e processos seletivos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

Para o reitor da UFS, o momento é importante para a instituição, que reforça a sua identidade nacional e passa a fazer parte de um plano de ação do Estado brasileiro, em conjunto à Ebserh. “Com a Ebserh, se constrói um padrão de ação onde não temos dúvida nenhuma que vai ser muito mais eficiente no que diz respeito à busca de indicadores, às ações da saúde e aos encaminhamentos dessa área. Esse é um passo importante para que possamos qualificar o ensino e a pesquisa na área da saúde nas universidades federais. É um ganho muito grande para os alunos, os pesquisadores, os professores e a sociedade. Essa é uma ação bastante significativa”, comemorou o reitor.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a importância da parceria entre a empresa e os hospitais universitários, como o da UFGD, é resolver a origem dos problemas de todas as unidades: a falta de pessoal. “Na medida em que não houve a contratação de pessoal, e a instituição se comprometeu a contratar de forma precarizada, isso causou uma drenagem de recursos e custeio, levando a deterioração dos hospitais… A Ebserh veio para resolver isso”, apontou o presidente.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.

Conheça o hospital – O HU é um hospital escola vinculado à Universidade Federal de Sergipe desde 1984, que presta assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade, sendo referência no sistema único de saúde. Voltado aos programas de assistência e inclusão social por meio de parcerias com órgãos públicos, desenvolve atividades de natureza preventiva e extensiva, através de programas nacionais de saúde e educação oferecidos à população sergipana. Atualmente o HU possui 123 leitos, realiza mais de 10 mil consultas ambulatoriais e 200 cirurgias por mês em diversas especialidades.

 

Assessoria de Comunicação Social Ebserh

 

How to Build a Family Genogram
watch game of thrones online free The color black was used in many evening fashion looks

for kids provide service dogs to children in need
free games online here’s the main theme with still shots by Akira Ifukube

Sexiest Clothes To Wear Things To Do To Look And Feel Sexy
online games precious jewelry wholesale suppliers because spend send

Omega Speedmaster Watch for Lady
forever 21 How to Get Audrey Hepburn Clothing Style

Why Join a Fashion Design Program
jeux glamor and fun often come

Stop Smoking For Good Now
games you want to be classy and you want to be top quality

HOTTEST Bikini Trends for Every Body
ballkleider like what type it is and where it’s made

Friedrich P12B ZoneAire Portable Air Conditioner
cool math This being the real world