Universidade Federal do Tocantins recebe reunião do Conselho Pleno da Andifes

O Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reúne nos dias 13 e 14 de maio, em Palmas e realiza a 7ª edição do Ciclo de Debates “Cenários do Brasil para os próximos 20 anos e o papel da Educação Superior”, que terá como palestrante o ministro da Educação Fernando Haddad às 14h30 do dia 13.

Haddad é o sétimo convidado a discutir as perspectivas para o futuro do país e o papel da Educação neste contexto. O Ciclo de Debates, promovido pela Andifes desde agosto de 2009, visa discutir temas como cenários econômicos, meio-ambiente, ciências e tecnologia, qualidade da educação e da saúde pública, energia, relações internacionais, entre outros, buscando a interlocução com lideranças de diferentes áreas. Nomes como Ciro Gomes, Marina Silva, Henrique Meirelles, Cristovam Buarque e Paulo Bernardo já participaram do evento.

 

Além da participação do ministro da Educação, no dia 14 de maio, o Pleno dará prosseguimento às tratativas da agenda da autonomia universitária, com foco no  banco de reserva de técnico equivalente e hospitais universitários, com a participação da secretária de Educação Superior do MEC Maria Paula Dallari Bucci.

 

A pauta da reunião do Pleno ainda inclui a repactuação do Reuni e a agenda entre Ministério da Educação, Ministério do Planejamento e Andifes. Na sequência, os reitores discutem a pesquisa do perfil socioeconômico dos estudantes das Ifes, realizada em parceria com o Fórum de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). O reitor Carlos Alexandre Netto apresentará, para apreciação do Pleno, o documento “Programa de Mobilidade Internacional de Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior”.

 

O consultor jurídico da Andifes Claudismar Zupiroli falará sobre as implicações legais para os Dirigentes sobre decisões do TCU e a consultora Maria Ieda Costa Diniz sobre a elaboração do relatório da Educação a Distância.

 

UFT

 Após o Ciclo de Debates da Andifes, o ministro Fernando Haddad e os reitores acompanharão a inauguração de 28 obras da Universidade Federal do Tocantins, às 16h, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no campus de Palmas. Entre as obras, destacam-se a Biblioteca Central (Palmas), o Hospital Veterinário (Araguaína), anfiteatros (Palmas, Araguaína, Gurupi), sede da Comissão Permanente de Seleção (Copese) e da Universidade da Maturidade (UMA), além de prédios destinados ao Programa de Formação de Professores (Parfor). Durante a solenidade de inauguração haverá um momento de homenagem aos primeiros professores da UFT, que tomaram posse em 15 de maio de 2003.

No dia 14 de abril a UFT promove o 4º Som no Campus, festival artístico-cultural que terá como atração principal o show do músico e poeta Arnaldo Antunes, acompanhado pelo ex-guitarrista da banda Ira!, Edgard Scandurra. O show será no estacionamento atrás do Cuica, no Campus da UFT em Palmas, a partir das 19h. A entrada é gratuita.