Universidade federal permite até triplo emprego, diz TCU

Pelo menos 3.000 servidores de 19 universidades e institutos federais foram flagrados em situação trabalhista irregular desde o ano passado.
 
Entre os problemas mais frequentes estão o segundo emprego de professores contratados pelo regime de dedicação exclusiva e a acumulação de jornadas, com cargas horárias muito acima do considerado factível.
 
As irregularidades foram levantadas por um pente-fino realizado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) desde o ano passado, e ainda em curso, nas 93 universidades e institutos federais do país.
 
Alguns servidores chegam a ter três empregos, com carga declarada superior a 120 horas semanais.
 
A maior parte das segundas ocupações desses servidores é exercida nos governos municipais e estaduais.
 
A Folha levantou os problemas apontados nas 19 primeiras auditorias concluídas (veja no quadro).
 
Um dos casos mais graves é o da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), onde foram apontados 664 servidores (professores e técnicos) com um segundo emprego irregular, o que equivale a 7% do efetivo, incluindo pensionistas.
 
“Vários servidores ocupam cargos indevidamente e acreditam que a acumulação não será detectada ou, se o for, que não haverá maiores consequências”, afirma o TCU no relatório da auditoria na UFRN.
 
Para o órgão, o modelo de dedicação exclusiva é motivo de dor de cabeça. No relatório, o TCU pondera que o regime é uma “particularidade (…) que pode facilitar a ocorrência de acumulação indevida”.
 
Entre as instituições já auditadas estão a UFBA (federal da Bahia) e a UFRGS (federal do Rio Grande do Sul) -nesse último caso, contudo, foram levantados apenas seis casos de irregularidades.
 
TRÊS EMPREGOS
 
Os professores têm a prerrogativa de acumular dois empregos formais, desde que o profissional não seja de dedicação exclusiva à universidade. Mas, segundo a lei, as cargas horárias das duas funções precisam ser compatíveis. O TCU desconfia que em muitos casos elas não são.
 
Em alguns exemplos, a irregularidade parece evidente. É o caso de 40 servidores da UFT (Universidade Federal de Tocantins), que foram flagrados em dois e até três empregos.
“Há casos de servidores ocupando dois cargos, com jornada semanal de 107 horas”, informa o relatório.
 
Esse último caso requereria uma jornada diária de 20 horas de trabalho, com uma folga semanal. Em alguns casos, os empregos eram em cidades diferentes, a mais de 200 quilômetros de distância.
 
Foram identificados, ainda, servidores que apresentaram declarações “falsas ou omissas” de que haviam deixado um dos empregos para assumir o cargo na universidade.
 
Nesses casos, o tribunal determinou que fosse aberto processo administrativo para sanar a irregularidade e, se for o caso, requerer o ressarcimento dos valores pagos a mais aos servidores.
 
 
OUTRO LADO
 
O Ministério da Educação afirma que, diante da autonomia universitária, cabe a cada uma das instituições adotar medidas próprias para coibir as irregularidades e punir os responsáveis.
 
O presidente do Conif (conselho das instituições federais de tecnologia), Denio Rebello Arantes, afirma que as auditorias do TCU são “fundamentais para a aplicação da transparência pública”.
 
“A fiscalização pelas instituições da rede não é tarefa simples, inclusive porque não possuem as ferramentas adequadas para o cruzamento de dados nem autorização para isso”, completa.
 
A Andifes (associação de reitores das universidades federais) informa que desconhece o resultado das auditorias e que não vai se posicionar sobre o assunto.
 
Procurada, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte não respondeu.
 
Já a federal de Goiás diz que tomou medidas depois de ser notificada e que vai responder a todos os questionamentos do TCU.
 
O IF Baiano (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano) afirma que criou uma comissão para instaurar um processo administrativo disciplinar que irá apurar as infrações.
 
O IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) informa que, após ser notificado pelo TCU, “determinará que os servidores identificados em situação irregular apresentem justificativas e comprovações nos prazos previstos internamente”.
 
A federal do Recôncavo da Bahia diz que quatro servidores tiveram problemas e três apresentaram a documentação que atesta o contrário.
 
O Instituto Federal do Amapá afirma que “o que esta no acordão é verídico, e infelizmente é a realidade” e que alguns funcionários, para fugir de processos administrativos, “estão se antecipando com pedido de demissão”.
 
Segundo o Instituto Federal de Rondônia, foram exigidos todos os documentos necessários no ato da posse dos servidores e os que apresentaram problema já resolveram suas situações. A Universidade Federal de Roraima informa que 80% dos casos relatados no processo do TCU já foram solucionados.
 
As outras universidades e institutos que não tinham situações apontadas pelo TCU como pontuais foram procuradas e não responderam.
 

Practical and Decorative Fashion Classics
watch game of thrones online free this particular 6 strangest destinations anyone clearly have a home in

How to Wear Fashion Fads Over 40
free games online the financing of Scottsdale

A short note on the first fashion publisher
free online games and what he’s walking through

1 furnace gas heat in a duplex
cheap bridesmaid dresses instead of luxury or status symbols

70’s fashion trend for women
forever 21 Market projections vary

Just Like Miley Cyrus and Rihanna
games then return to the pan

exhibit to explore the effect on culture and design
ballkleider Are we supposed to feel like we’re reliving our youth or something

Guide Where to shop in Melbourne
games 10 staples types autumn season garments