Universidades apoiam Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Professores

Reitores das universidades federais, juntamente com o presidente da Andifes, Reitor Amaro Lins, compareceram na manhã desta quarta-feira, dia 19, ao Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Professores, que aconteceu no Plenário 10 da Câmara dos Deputados. O evento foi presidido pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Deputado João Matos e contou com a participação do Ministro da Educação, Fernando Haddad. A Frente Parlamentar é uma iniciativa do Senador Cristóvão Buarque e da Deputada Fátima Bezerra.

Durante o lançamento, o Ministro Fernando Haddad afirmou que a Lei que estabelece o Piso para a carreira de professor em R$ 950 é apenas o primeiro gesto do poder público para valorização da carreira do magistério. Ele acrescento que novos passos serão dados pelo Ministério para qualificar e valorizar o professor e tornar a carreira atrativa para os jovens.

O ministro da Educação disse ainda que espera a rejeição de uma ação direta de inconstitucionalidade em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o piso salarial dos professores, proposta por cinco governadores.

Valorização e qualificação do professor

As Instituições Federais de Ensino Superior já sinalizaram apoio à política do MEC que propõe a formação e qualificação de professores. Em breve, o MEC irá lançar um decreto instituindo o Sistema Nacional Público de Formação de Professores. Nesse sistema estão inseridas diversas ações dirigidas para a educação básica que serão articuladas junto com universidades federais e estaduais e os centros federais de educação tecnológica (Cefets),  oportunidades de acesso dos professores da rede pública a cursos qualificados de licenciatura e especialização.

Leia também Parlamentares lançam Frente Parlamentar em defesa do Piso Nacional dos Professores