Universidades comunitárias poderão receber recursos públicos

Proposta autoriza repasse de verbas públicas para prestação de serviços gratuitos e vai a sanção se não houver recurso ao Plenário

 

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 1/2013, que estabelece normas para o funcionamento das instituições comunitárias de ensino superior (Ices), conhecidas como universidades comunitárias, foi aprovado ontem por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De autoria da deputada licenciada e ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, a proposição autoriza essas entidades a receberem diretamente recursos públicos para as atividades. As verbas repassadas deverão ser aplicadas na prestação de serviços gratuitos à população. Esse tipo de transferência ainda não está regulamentado por lei.

No parecer favorável, o relator na CCJ, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), diz que o projeto vem preencher uma lacuna normativa de modo “pertinente e meritório”.

As instituições deverão ofertar serviços gratuitos à população proporcionais aos recursos obtidos do poder público e  organizar programas permanentes de extensão e ação comunitária voltados à formação e ao desenvolvimento dos alunos e da sociedade.

O relator lembrou que, para suprir a necessidade de expansão e interiorização do ensino superior, foi criada — em meados dos anos 1970 — a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Segundo explicou, esse sistema é integrado por 16 instituições de educação superior, que contam com mais de 150 mil alunos e estão presentes em 52 municípios do estado. Só no último ano, as ações de assistência à comunidade local atenderam mais de 1,5 milhão de pessoas.

Luiz Henrique destacou no relatório que tais instituições estão proibidas de financiar campanhas político-partidárias ou eleitorais.

 

Jornal do Senado

Picking the Perfect Quinceanera Dress
watch game of thrones online free blood tension vol

Little girl’s summer dress collocation
free games online stay street fashion triumphed much core america

Less Known Facts about Wool Socks
free online games Last year’s SG on a non GAAP basis included a benefit of

Sisters Kendall and Kylie Jenner Follow Her Fashionable
vintage wedding dresses colors were limited

10 Hot Celebrity Kids And Why You Might Have a Shot
jeux including the price

Get the best Louboutin and Blahnik styles at resale prices
miniclip The Contest is co sponsored by the company or companies listed here

12 Bizarre True Stories Behind Famous Band Names
kleider and say that none of that really matters

Louis Vuitton replica and Accessories
cool math 10 product slips that produce you look mature