Universidades divulgam listas de aprovados nos processos seletivos

Universidades divulgam listas de aprovados nos processos seletivos

Furg
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) vai divulgar na próxima sexta-feira, 5 de fevereiro, a lista de aprovados no Processo Seletivo 2010. A divulgação ser feita s 11h30, no Centro de Convivência do Campus Carreiros. Serão 2361 novos universitários, de aproximadamente 10 mil que realizaram inscrições e provas.

A Furg recebeu na segunda-feira os dados completos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Inep, responsável pela aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio Enem. Dos resultados do Enem sairão 50% da nota final do Processo Seletivo da FURG. A pró-reitora de Graduação e coordenadora da Comissão Permanente de Vestibular Coperve, professora Cleuza Dias, explicou que a FURG tem muita cautela com relação a tudo o que se refere ao Processo Seletivo. Os dados oriundos do Inep puderam ser acessados somente hoje e no podemos fazer este cálculo de forma açodada. Vamos verificar os candidatos que obtiveram nota zero na prova de Redação pois estes estão automaticamente excluídos, calcular a média do Enem, que vem em cinco notas distintas e só então efetivar o cálculo final, com os resultados das provas da Furg, o que nos permitir fazer esta divulgação na sexta-feira, dia 5.

A Furg realizou as provas do Processo Seletivo 2010 nos dias 14 e 15 de dezembro e vai utilizar 50% do resultado do Enem para o resultado final do processo.

 

UFSC
Relação estará no site www.vestibular2010.ufsc.br a partir das 14h e será afixada em dois ginásios do Centro de Desportos
 
A Universidade Federal de Santa Catarina vai divulgar às 14h desta segunda-feira (01/02) o resultado do Vestibular UFSC 2010. As listas serão afixadas nos ginásios 1 e 3 do Centro de Desportos (CDS), que ficam no campus da Trindade, e também estarão disponíveis no site www.vestibular2010.ufsc.br.

UFV 
 
A Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG) divulga, até a noite de hoje (31), a lista dos 3.230 aprovados no Vestibular 2010, conforme estava previsto no edital do concurso. O resultado poderá ser conferido na página da Diretoria de Vestibular e Exames www.ufv.br/copeve no site da instituição.  Cerca de 23 mil candidatos participaram da disputa.
 
As matrículas, na primeira chamada, serão feitas entre os dias 8 e 10 de fevereiro, nos três campi: Viçosa (no Centro de Vivência , das 8 horas às 11h30m e das 14 às 17 horas), Florestal (no prédio principal, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas) e  Rio Paranaíba (no prédio principal, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas). O calouro deve observar a data e a hora programadas para a matrícula de cada curso, de acordo com o grupo listado (confira a relação no manual do candidato, na página da Copeve).
 
Os documentos necessários para a matrícula são: certificado de conclusão do Ensino Médio, com o respectivo Histórico Escolar; certificado original de conclusão do ensino fundamental, com o respectivo histórico escolar (exclusivamente para alunos que se utilizaram da Política de Ações Afirmativas), cópia do Documento de Identidade; cópia do Título de Eleitor; cópia do comprovante de estar em dia com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino); cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento; cópia do CPF; uma fotografia 3×4 recente; e cópia do cartão de vacina.
 
Em seu processo seletivo, a UFV utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o reitor Luiz Cláudio Costa, o Enem traz avanços e justiça social ao processo e sua utilização foi decidida pelos colegiados superiores da instituição.
 
Como explica o diretor de Vestibulares e Exames, Orlando Fonseca Rodrigues, no caso dos candidatos que fizeram o Enem e informaram os dados corretamente no processo de inscrição do vestibular, foi utilizada a nota composta (média entre a nota do vestibular e a do Enem), nas situações em que essa média foi maior do que a nota do Vestibular isoladamente.
 
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a UFV realiza o processo seletivo exclusivo para o preenchimento das 50 vagas do curso de Medicina. Ao todo são 6.400 inscritos, o que corresponde à relação de 128 candidatos/vaga. As provas serão aplicadas nas cidades de Viçosa, Belo Horizonte e Juiz de Fora. As aulas do primeiro semestre letivo na UFV começam no dia 1º de março para todos os cursos.
 

UFS

Os aprovados no vestibular 2010 para os campi de São Cristóvão, Saúde (Hospital Universitário) e Laranjeiras realizam a matrícula institucional desta segunda, 1º, a quinta, 4, no Restaurante Universitário (Resun), que fica no campus de São Cristóvão. Em Itabaiana, o procedimento ocorre em 26 de março.

Trata-se de obrigação do calouro realizar a matrícula institucional, caso contrário pode caracterizar como desistência. Perde-se a vaga e é substituído por outro, segundo a ordem de classificação no vestibular.

O dia e o turno de cada curso, a documentação necessária e outras informações para realizar a matrícula constam no edital.

Outra chance
O candidato aprovado que não se matricular nos dias determinados terá a última chance de realizar sua matrícula em 11 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Departamento de Administração Acadêmica (DAA), localizado no prédio da Reitoria do campus de São Cristóvão.

No caso do campus de Itabaiana, a última chance vai acontecer no dia 9 de abril, das 9 às 13 horas, na sede do próprio campus.

Desistência e excedentes
No dia 13 de fevereiro será divulgada uma relação de excedentes convocados para ocupar vagas de desistentes dos campi de São Cristóvão, da Saúde e de Laranjeiras. Estes excedentes terão até o dia 22 de fevereiro para realizar a matrícula institucional.

Já em 13 de abril sairá a relação do campus de Itabaiana. Estes excedentes terão até o dia 23 do mesmo mês para realizar a matrícula institucional.

Novas relações de excedentes poderão ser divulgadas, caso as vagas não sejam preenchidas.

Início das aulas
Os aprovados para o campus de Itabaiana ingressam apenas em 2010.2, que começa em 16 de agosto. Nos demais campi as aulas para os calouros começam já no período 2010.1 (8 de março).

Matrícula curricular
A matrícula curricular presencial, destinada aos estudantes veterenas, estará disponível a partir do dia 22 de fevereiro. Antes disso, o DAA deverá disponibilizar o serviço on-line.

UFPR

A UFPR inicia nesta segunda-feira, dia 1º, o registro acadêmico dos estudantes aprovados na vestibular 2010 da Instituição. Os calouros devem se dirigir ao Núcleo de Assuntos Acadêmicos – NAA, na Praça Santos Andrade, 50, Centro (Prédio Central da UFPR), obedecendo-se a escala divulgada no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).   Já o registro dos candidatos classificados para cursos de Palotina será realizado no dia 2 de fevereiro no Campus de Palotina, localizado na Rua Pioneiro, 2153. A lista de documentos necessários para a matrícula está disponível também no site do Núcleo. 

Logo após a matrícula, os calouros serão encaminhados a uma sala do prédio central onde receberão uma rápida explanação sobre o funcionamento da universidade e suas pró-reitorias. Aprovados em cotas raciais serão submetidos no local a uma banca para verificar se eles atendem às especificações da UFPR para a vaga.

Segundo semestre

Para os candidatos aprovados para o segundo semestre e que não tenham optado, no ato de inscrição, pelo remanejamento para o 1º semestre, o registro acadêmico será realizado no dia 29 de abril, também no NAA para aprovados em Curitiba, e em Palotina, para aprovados em cursos daquele campus.

Já candidatos preliminarmente classificados para ingresso no 2º. semestre e que optaram pelo remanejamento deverão acompanhar cada Chamada Complementar e de Remanejamento para verificar quando efetuar seu registro acadêmico, segundo o calendário de registro de Chamadas Complementares disponível no Guia do Candidato e no site do Núcleo de Concursos. A não-efetivação do Registro Acadêmico pelo candidato implicará perda do direito à vaga.

Documentos necessários
No momento do registro, o candidato classificado deverá entregar os seguintes documentos:
a) duas fotocópias autenticadas da ficha modelo 19 (Histórico Escolar do Ensino Médio acompanhado do certificado de conclusão do Ensino Médio) ou duas cópias autenticadas do Diploma registrado na Secretaria de Educação
para quem fez curso em nível técnico de ensino médio (2.º grau) ou duas cópias autenticadas do Diploma devidamente registrado para quem já concluiu o Ensino Superior. Para os candidatos de inclusão social, tanto na apresentação da ficha modelo 19 quanto na do diploma, deverá ficar comprovado que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil;
b) fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento;
c) fotocópia autenticada da cédula de identidade;
d) fotocópia autenticada do CPF;
e) procuração pública ou instrumento particular, desde que com firma reconhecida em cartório, ao seu representante, para efetuar procedimentos do registro acadêmico, se o candidato estiver impossibilitado de comparecer, devendo o candidato de inclusão racial assinar pessoalmente a declaração prevista na alínea f), conforme estipulado no Guia do Candidato;
f) para os candidatos de inclusão racial, além dos itens acima, declaração de próprio punho, perante autoridade constituída da UFPR, conforme modelo constante no Guia do Candidato, de que é de cor preta ou parda e possui os traços fenotípicos que o caracterizam como pertencente ao grupo racial negro;
g) para os candidatos de inclusão social, oriundos de escola pública, além das alíneas a), b), c) e d), uma fotocópia autenticada da ficha modelo 18 (Histórico Escolar do Ensino Fundamental – 1ª a 8ª séries) devendo ficar comprovado através da documentação apresentada que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil.
h) para os candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior, além das alíneas a), b), c) e d), apresentar duas fotocópias autenticadas do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil.
i) para os estrangeiros, carteira de identidade – RNE – Registro Nacional de Estrangeiro.

Para mais informações, o telefone é (41) 3310-2749.

UFF

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Coordenadoria de Seleção (Coseac), torna público que, para processar e aplicar em seu vestibular os dados dos arquivos do Enem 2009, com o desempenho dos candidatos nas 180 questões objetivas desse exame, adiará para o dia 5/2/2010 a divulgação do resultado final do Concurso Vestibular UFF 2010.

Em consequência desse adiamento, as matrículas ocorrerão no dia 8, nas unidades fora da sede de Niterói, e nos dias 9 e 10 de fevereiro, nas unidades de Niterói.

Niterói, 27 de janeiro de 2010.

Compartilhar