Universidades federais paulistas assinam Protocolo de Intenções

Unifesp, UFABC e Ufscar formalizaram relação de trabalho conjunto entre as instituições

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal de São Carlos, (Ufscar), representadas, respectivamente, pelos reitores Soraya Smaili, Klaus Capelle e Targino de Araújo Filho, assinaram, no último dia 24 de março, um Protocolo de Intenções que formaliza uma relação de trabalho, em diversas áreas, entre as instituições.

Realizado na UFABC, este é o segundo encontro entre as instituições para debater o tema. O primeiro ocorreu na Unifesp, em 22 de janeiro de 2016.

O Protocolo é o passo inicial para a constituição da Rede de Pesquisa entre as instituições que, posteriormente, pode resultar na criação do Fórum das Universidades Federais do Estado de São Paulo. As universidades poderão, ainda, fazer intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e de tecnologias.

Além disso, as universidades assumiram o compromisso de viabilizar três agendas para exposição da atual situação das instituições e apresentação de demandas conjuntas e individuais com: o Governado do Estado de São Paulo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Na reunião com o MCTI, que já está agendada, as instituições apresentarão a necessidade de trabalhar em rede para o desenvolvimento das Ciências, Tecnologia e Inovação no Estado de São Paulo. Para a reitora da Unifesp, Soraya, é necessário construir um olhar especial para as três universidades. “Produzimos muito na área da ciência e tecnologia, mas que nem sempre estamos visíveis para as instâncias governamentais”.

Para o encontro com o governador, além de apresentar as três instituições e suas demandas específicas, a ideia é solicitar que as universidades tenham representação em alguns conselhos, como o Conselho de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e junto à Fapesp. Para Soraya, o ingresso nos conselhos de pesquisa pode facilitar a proposta de isenções de alguns impostos para doações e para importações via fundações de apoio.

Capelle comemorou o sucesso do encontro. “Havíamos programado uma reunião de trabalho para discussões iniciais, mas o empenho dos participantes presentes na reunião nos permitiu avançar muito mais que o esperado, com a assinatura do Protocolo de Intenção já na data de hoje”.

Além dos reitores, participaram da reunião, por parte da Unifesp, a chefe de gabinete, Maria José Fernandes e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Maria Lucia Formigoni; pela UFABC, a pró-reitora de Pesquisa, Marcela Sorelli Carneiro Ramos e pela Ufscar o vice-reitor, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira e o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Ronaldo Censi Faria.