Universidades orientam sobre aproveitamento da nota do Enem e inscrições

Universidades orientam sobre aproveitamento da nota do Enem e inscrições

UFPel

Já está na página da Universidade Federal de Pelotas o Edital que contém informações sobre as matrículas na UFPel para os alunos que forem aprovados na primeira etapa do SiSU, seleção pela nota do Enem. As matrículas ocorrem de 8 a 12 de fevereiro, em dias e horários específicos para cada curso. O Edital, que informa sobre a documentação necessária e outros procedimentos, pode ser acessado em http://www.ufpel.edu.br/alunos/editais/edital_03_2010.pdf .

UFMA

A Universidade Federal do Maranhão ampliou a estrutura de atendimento para quem deseja se inscrever no Sistema Unificado de Seleção (SISU). A partir de segunda serão disponibilizados 130 pontos de computadores em toda a Universidade. As inscrições no sistema podem ser feitas até dia 3 de fevereiro, quarta-feira. Somente em São Luis 50 mil pessoas se inscreveram no ENEM como forma de ingresso no Ensino Superior. O atendimento também vai funcionar no final de semana. Uma equipe da Pró-reitoria de Ensino está preparada para orientar os alunos. O serviço no final de semana vai funcionar de 9h às 12 e de 14h às 17h.

A técnica em planejamento, Gerlandy Bruzaca chegou cedo neste sábado para acessar o sistema.Ela se inscreveu no Curso Direito pelo Sistema de ações afirmativas. O ponto de corte para  o curso por enquanto é de 656 pontos e candidata fez praticamente 30 pontos a mais. Esta não é a primeira vez que Gerlandy sonha em estudar na UFMA. “ Eu já tentei Biblioteconomia mas infelizmente não deu. Estou ansiosa para o resultado e acredito na vitória”, afirma.
Hailton de Jesus se inscreveu para o Curso de Educação Física pela UFMA. Ele reclama da lentidão do sistema. “Na sexta eu fiquei cinco horas em uma Lan-house para fazer a inscrição e não consegui. “Hoje só vou sair daqui quando acessar o sistema e garantir minha vaga no curso”.

No Campus do Bacanga, em São Luis, o atendimento do final de semana é feito no NEAD com oitos computadores disponíveis e a orientação de funcionários Pró-reitoria de Ensino para tirar dúvidas a respeito do sistema.  De segunda a quarta os alunos terão disponíveis 33 pontos de internet, sendo 25 montados em um stand no hall do prédio Castelão (próximo a Agência da Caixa Econômica), oito no Núcleo de Educação a Distância NEAD. Nos Pólos de apoio presencial de Porto Franco e Nina Rodrigues serão disponibilizados mais 38 computadores com acesso gratuito a internet, 19 em cada cidade.

Nos demais campi da UFMA, os concorrentes às vagas também vão poder acessar o sistema. Serão disponibilizados 15 (quinze) computadores em Chapadinha, 15 (quinze) em Pinheiro, 10 (dez) em Codó,  20 (vinte) em Imperatriz e 1 (um)em Bacabal.
 
A primeira etapa da seleção pelo site sisu.mec.gov.br segue até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília/DF). Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1° a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.

 

UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) colocou à disposição dos candidatos que não dispõem de acesso à internet, computadores nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Araguaia (Pontal do Araguaia e Barra do Garças) e em Sinop. Montou, ainda, um call center em Cuiabá,  que está funcionando em horário comercial e que também ficará disponível no sábado e domingo para que o candidato tire dúvidas. O número é (65) 3615.8115.

Desde quarta-feira (27) está no Portal www.ufmt.br, um banner que dá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC para que o candidato possa entrar para a inscrição. Também estão ali os telefones de informações dos campi e os contatos das coordenações de ensino de graduação para informações e a localização dos cursos em cada campi, para orientar o candidato no período da matrícula. Para acessar essas informações o endereço www.ufmt.br, onde está o banner de acesso. Ao todo a UFMT oferece 97 cursos e 5008 vagas para 2010.

No site do Sistema de Seleção Unificada (www.mec.gov.br/sisu) consta uma lista de Perguntas Frequentes,o telefone 0800 616161 e o e-mail

contatosisu@mec.gov.br

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

para que o candidato possa tirar dúvidas.
Pontos de internet – Confira abaixo os pontos de internet disponibilizados gratuitamente ao candidato pela UFMT:

Campus de Cuiabá
Laboratório LCB
Instituto de Computação – piso térreo
Disponível para candidatos nos dias 30 e 31/01 e 01, 02 e 03/02/2010
Horário 07h30 às 17h30 (horário de MT)

Campus de Rondonópolis
Laboratório da Biblioteca
Disponível para candidatos nos dias 29/01 e 01, 02 e 03 de fevereiro/2010
Horário: 07h às 17h (horário de MT)
 
Campus do Araguaia
Campus I – Pontal do Araguaia
Biblioteca Regional Profª. Braulina Silva Morbeck
Disponível para candidatos nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro/2010.
Horário 08h às 17h (horário de MT)
 
Campus do Araguaia
Campus II – Barra do Garças
Laboratório de Informática
Disponível para candidatos nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro/2010.
Horário 07h30 às 17h30 (horário de MT)

Campus de Sinop
Biblioteca
Disponível para candidatos nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro/2010.
Horário: 07h30 às 11h30 e das 13h30 ÀS 17h30 (horário de MT)
 
Inscrição
– Para a inscrição no SiSU, o candidato precisa apenas de seu número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2009, mas é preciso que fique muito atento aos documentos exigidos pela instituição para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. “Esta informação estará disponível no sistema, assim que o candidato clicar na sua opção de instituição“, informa o SiSU.

O secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação, Alexandre Martins dos Anjos, alerta os candidatos para o acompanhamento diário do sistema, pois a nota de corte muda dia a dia no período da inscrição (das 06h de 29/01 às 23h59 de 03/02, na primeira etapa). ´´Como o SiSU é dinâmico, à medida que novas inscrições vão sendo feitas, a média de corte se altera, havendo então variação entre o horário da abertura, às seis da manhã, até o fechamento, à zero hora“, explica. Nos dias de inscrição, o Sistema fica fechado da zero hora até às 05h59. Haverá duas outras”>http://sisu.mec.gov.br/cronograma.html>outras etapas, cujas datas estão no site do SiSU, para preencher vagas de cujos selecionados não se inscreveram dentro do prazo. Todos os horários estabelecidos no cronograma se referem ao fuso horário de Brasília.

Outro aspecto para o qual Alexandre dos Anjos chama a atenção é a opção por cursos que exigem que o candidato esteja qualificado por meio de teste de habilidades específicas. No caso da UFMT, somente no curso de Música há a exigência.

Matrícula presencial – A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (STI) por meio da Coordenação de Engenharia de Software está preparada para fazer a migração das informações assim que o SiSU disponibilizar o banco de dados com os candidatos classificados para a UFMT.

A matrícula dos candidatos selecionados será presencial, no período de 08/02/2010 a 12/02/2010. De posse do resultado final da inscrição, que sairá no dia 05/02/2010, o candidato deverá dirigir-se ao campus que oferece o curso que escolheu, para a realização da matrícula e entrega dos documentos exigidos. Podem efetuar a matrícula, o próprio candidato, seu pai ou mãe, sem procuração, ou quem o selecionado indicar, por meio de procuração.

 

Ufla
Os estudantes devem ficar atentos aos prazos. Confira, também, a documentação necessária para matrícula dos aprovados.
Milhares de estudantes deram início a uma verdadeira maratona em busca da tão sonhada vaga no ensino superior. Dentre as milhares de oportunidades oferecidas por instituições de ensino de todo o país, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) desponta como uma boa opção, oferecendo cursos com qualidade e excelência comprovadas pelos mais diversos órgãos avaliativos do MEC.

Nessa corrida, muitos estudantes ainda apresentam dúvidas para realizar suas inscrições. Para concorrer a uma das 1113 vagas em 19 cursos de graduação da Ufla, o candidato deve acessar o site do Sisu, no endereço www.sisu.mec.gov.br e fazer suas opções. A seleção está dividida em três etapas. A primeira teve início na sexta-feira, dia 29, e termina dia 03 de fevereiro. 

O MEC orienta os candidatos a ficarem sempre sintonizados na página do Sisu. Diariamente será divulgado um ranking para que os candidatos estejam informados sobre suas reais chances de serem aprovados na graduação de sua escolha. Essa iniciativa permitirá que o estudante opte por outros cursos.

Como será a matrícula na Ufla
Ao fim da primeira etapa, o MEC divulgará o resultado oficial no dia 05 de fevereiro. A partir dessa data, o estudante selecionado para a Ufla deverá, entre os dias 08 e 12 de fevereiro, realizar sua matrícula diretamente na Universidade.

Os aprovados deverão preencher a ficha cadastro pela internet (www.drca.ufla.br) e enviar para a Ufla, por Sedex, no endereço disponibilizado no site, com data de postagem até o primeiro dia útil subsequente à data limite de matrícula; ou entregar, em envelope fechado, no Setor de Atendimento da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, Prédio da Reitoria.

A esta ficha, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: duas cópias autenticadas em cartório do certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, e do histórico escolar; uma cópia da certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, e documento militar, no caso de candidato do sexo masculino maior de 18 anos; e uma foto 3×4 recente. Realizada a matrícula, o estudante selecionado para o primeiro semestre letivo deverá aguardar o início das aulas, no dia 01 de março.

Outras etapas
Os candidatos que não foram selecionados nesta primeira fase, não devem perder as esperanças. Entre os dias 15 e 20 de fevereiro, o Sisu dá início a uma nova etapa, com as vagas que não foram preenchidas durante o período de matrículas. O processo é o mesmo: no dia 22 será divulgada a lista com os selecionados que deverão enviar toda a documentação de 23 a 26 de fevereiro. 
 
Já uma terceira etapa está prevista para os dias 01 e 03 de março.

UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), uma das instituições que aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), abrirá inscrições para cursos de graduação amanhã, dia 29 de janeiro. A universidade adotou a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério único para seleção de novos alunos.

Para o primeiro semestre de 2010, serão ofertadas 2.784 vagas em 74 cursos nos 11 campi da UTFPR. Em relação a 2009, quando a instituição ofertou 2.586 vagas, são 198 a mais. As novidades são os cursos de Engenharia Eletrônica, em Campo Mourão; Engenharia da Computação, em Cornélio Procópio; Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental, em Medianeira; e Engenharia Química e Ciência da Computação, em Ponta Grossa.

Confira a relação completa dos cursos de graduação, turnos e vagas, ofertados pela UTFPR para o 1º semestre de 2010 no site www.utfpr.edu.br. Neste endereço, o candidato encontrará todas as orientações necessárias, assim como os links de acesso ao resultado do Enem e para a inscrição no SiSU.

SiSU

O processo seletivo por meio do SiSU será realizado em três etapas. A primeira tem início amanhã e se encerra às 23h59 do dia 3 de fevereiro. No dia 5, será conhecido o resultado e a matrícula poderá ser feita entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Na segunda etapa, os candidatos às vagas remanescentes se inscreverão entre os dias 15 e 20 de fevereiro, conhecerão o resultado no dia 22 e os aprovados poderão se matricular entre os dias 23 e 26 de fevereiro. Há ainda uma etapa suplementar, para preenchimento de vagas remanescentes, com inscrições de 1º a 3 de março, resultado no dia 5 e matrícula entre os dias 9 e 12 de março.

A cada etapa, o candidato poderá se inscrever em uma opção de curso e instituição e o sistema selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com as suas respectivas notas e o número de vagas disponíveis. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte.

Para se inscrever, o candidato deve ir ao portal http://sisu.mec.gov.br e acessar o sistema informando o seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso. Caso o aluno não se recorde de sua senha, o sistema permitirá que a recupere. A partir dessa informação, o sistema importará os dados informados na inscrição ao exame e a nota obtida pelo candidato. Para consultar as vagas disponíveis, basta acessar o menu “Vagas” ou pesquisar pelo campo de busca do portal.

Nesta primeira edição do SiSU, além da UTFPR, 50 instituições públicas oferecem um total de 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Além das instituições federais, sendo 23 universidades e 26 institutos federais de educação profissional, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também selecionarão seus candidatos pelo SiSU. Os interessados em candidatar-se já podem consultar as vagas disponíveis e as instituições participantes.

Nota do Enem

Desde a manhã de hoje, os mais de 2,5 milhões de participantes do Enem 2009 podem consultar o resultado do exame no site do MEC (www.mec.gov.br) ou na página do Inep (www.inep.gov.br). Os desempenhos individuais podem ser acessados com o CPF do candidato e a senha contida no cartão de confirmação ou com o número de inscrição no exame e a senha.

Unipampa

Com os resultados da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgados pelo Ministério da Educação desde a noite de quarta-feira (27/01), mais de 47 mil vagas de acesso ao ensino superior estão disponíveis em todo o Brasil. Dessas, 2.465 vagas estão disponíveis nos 50 cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA. São bacharelados, licenciaturas e cursos superiores tecnológicos que você pode conhecer nos sites dos campi Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Gabriel, São Borja e Uruguaiana.

Confira sua nota no site do Enem Resultado e faça a sua inscrição no processo seletivo da UNIPAMPA através do Sistema de Seleção Unificado. O Edital 82/09, publicado pela UNIPAMPA, tem mais informações para ajudar na sua inscrição. Caso não possua acesso a um computador, você vai encontrar funcionários e computadores para realizar sua inscrição em todos os Campi da UNIPAMPA.

O processo de inscrição consiste em informar seu nome e a senha de acesso. O SiSU vai importar os dados de seu desempenho no Enem e a partir daí, você já pode pesquisar os cursos de seu interesse. Mediante a sua escolha, o SiSU compara seu desempenho com o de outros candidatos que fizeram a mesma opção e gera uma nota de corte. Assim, você pode avaliar suas chances e decidir-se por um ou outro dos cursos da UNIPAMPA. A primeira etapa começa às 06h do dia 29 de janeiro e termina às 23h59 do dia 03 de fevereiro. O resultado dessa etapa sai no dia 05 de fevereiro, e do dia 08 a 12 de fevereiro, caso você tenha obtido nota para ser selecionado, já é possível matricular-se no curso desejado. Mais uma etapa desse processo, nos mesmos horários de início e término, vai ocorrer de 15 a 20 de fevereiro, e uma terceira etapa suplementar está prevista para ocorrer entre os dias 01 e 03 de março.

UFV
A Universidade Federal de Viçosa vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no resultado do Vestibular 2010 da instituição, que pode ser divulgado no próximo domingo. “A UFV entende que o Enem traz avanços e justiça social ao processo seletivo e utilizará as notas do Enem em seu Vestibular, conforme decidido pelos seus colegiados superiores. Todos os esforços estão sendo feitos pela UFV e pelo INEP para que o resultado seja divulgado na data prevista. No entanto, se necessário, a Universidade adiará a data da liberação do resultado para que os estudantes não sejam prejudicados”, ressalta o reitor Luiz Cláudio Costa.

Segundo o diretor de Vestibulares e Exames, Orlando Fonseca Rodrigues, para os candidatos que fizeram o Enem e informaram os dados corretamente no processo de inscrição do vestibular, a UFV vai utilizar a nota composta (média entre a nota do vestibular e a do Enem), desde que seja maior do que a nota do Vestibular isoladamente. Caso contrário, prevalecerá a nota do processo seletivo da UFV.

Quase 23 mil candidatos disputaram 3.230 vagas em 45 cursos no campus de Viçosa, 9 no campus de Florestal e 12 em Rio Paranaíba.

As matrículas da primeira chamada serão feitas de 8 a 10 de fevereiro. No campus de Viçosa, a matrícula será feita no Centro de Vivência, e em Rio Paranaíba e Florestal as matrículas serão realizadas no prédio principal de cada campus. As aulas do primeiro semestre letivo na UFV começam no dia 1º de março para todos os cursos.

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a UFV realiza o processo seletivo exclusivo para o preenchimento das 50 vagas do curso de Medicina. Ao todo são 6.400, o que corresponde a uma concorrência de 128 candidatos/vaga. As provas serão aplicadas nas cidades de Viçosa, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Unirio

A Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (Unirio) est disponibilizando o Laboratório de Informática 1 do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Av. Pasteur, 458 Térreo do Prédio do CCET. Urca. Rio de Janeiro para os candidatos s vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que no tem acesso internet. O Laboratório de Informática 1 estará aberto nos dias úteis, de 10h s 12h e de 13h s 17h. Os candidatos precisam trazer o comprovante de inscrição no Enem 2009 para utilizar estas instalações da Unirio.

A Unirio oferece 1.160 vagas para o primeiro semestre de 2010, distribuídas entre 30 cursos de graduação. Já na área de Artes Teatro e Música, que, além dos resultados do Enem, exige Teste de Habilidade Específica (THE), a oferta de 267 vagas para o primeiro e o segundo semestres. As inscrições para o THE vão até o dia 29 de janeiro, próxima sexta-feira, no site http://www.unirio.br/vestibular onde os candidatos encontram o edital de vagas e podem imprimir o boleto de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$35.

A seleção ser dividida em três etapas. Na primeira, que vai de 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o aluno poder escolher o curso que quer fazer. Ser preciso preencher um cadastro pela internet, especificando apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. A cada etapa, durante o período de inscrição, haver a opção de alteração de dados cadastrais, bem como do curso pretendido, após o candidato avaliar se tem chances ou no de entrar no curso de interesse.

A partir do dia 3 de fevereiro, o sistema gera uma lista de alunos selecionados. No caso da Unirio, esta já será a lista dos candidatos aptos a se matricular na Universidade, já que não haverá nota de corte, nem pesos distintos conforme a área. Após a confirmação da vaga no Sisu, a matrícula dever ser feita presencialmente na instituição escolhida. Na Unirio, a primeira fase de matrícula presencial ocorrer de 8 a 12 de fevereiro, das 9h s 18h, no campus Urca. O local de matrícula e os documentos necessários serão divulgados oportunamente.

No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando ser gerada uma nova lista de selecionados. Haver um terceiro período de abertura do Sisu, entre os dias 1 e 3 de março, para as vagas que eventualmente no forem preenchidas.

Acesse os editais e demais instruções para o acesso s vagas de graduação da UNIRIO no site da Coordenação de Seleção e Acesso (COSEA): http://unirio.br/vestibular. .

Se você tiver alguma dúvida, a COSEA atende ao público das 10h s 16h, nos dias úteis, presencialmente, na Av. Pasteur n. 296 – 1 andar (Escola de Nutrição) – Urca. Rio de Janeiro RJ; por telefone: (21) 2542-4306, (21) 2542-4308, (21) 2542-4307 fax; ou por e-mail:

vestibular@unirio.br

Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

UFGD
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou hoje (28) a consulta do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por isso, nesta data a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) relembra aos interessados que neste ano estará usando o ENEM apenas para as vagas remanescentes (que não foram preenchidas) do Vestibular 2010.

A previsão da Universidade é de que o resultado do Vestibular 2010 seja divulgado dia 10 de fevereiro e as matriculas feitas em 18 e 19 para os classificados em primeira chamada, em 25 de fevereiro para segunda chamada e 1º de março para terceira chamada.

Após o preenchimento das matrículas, a UFGD poderá saber quais vagas ficaram como remanescentes e abrir outra seleção, regida por Edital próprio, a ser divulgado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFGD.

Resultado do Enem:
http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/

 

UFJF
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quinta-feira, dia 28, o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os vestibulandos aspirantes a uma vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) puderam optar, no ato da inscrição, pela possibilidade de substituição da nota da primeira fase do processo seletivo pelo resultado do Enem. Dos 16.117 inscritos no Vestibular, 13.907 (86,25%) poderão usar a nota do Enem, caso esta seja maior, para compor os 50% de sua nota final. Os 50% restantes são compostos pela nota da segunda etapa do concurso (provas discursivas).

Acessando o novo site criado pelo Inep (http://sisu.mec.gov.br/) o candidato poderá  acessar sua nota e, com isso, comparar o desempenho obtido no Enem e na primeira fase da UFJF, através do gabarito das provas objetivas já divulgado. No entanto, para saber qual das duas notas será considerada, ou seja, qual foi a maior das duas, é preciso usar uma fórmula para equiparar as pontuações, já que a prova do Enem possui um total de 180 questões corrigidas através da Teoria de Resposta ao Item* e a da primeira etapa do Vestibular, 50 questões, valendo dois pontos cada, totalizando 100 pontos possíveis.

A conta é a seguinte: O candidato deverá somar as notas das quatro provas objetivas do Enem e depois dividir o resultado pelo fator “x”. O fator “x” é conseguido através da divisão do número máximo de pontos possíveis no Enem por cem. Exemplo: Se a maior pontuação possível no Enem for 800, esse número deverá ser divido por cem: 800/100 = 8. Oito, portanto, seria o fator “x”. Para fazer a equivalência da nota do Enem com a da UFJF, o candidato que fez, por exemplo, 500 pontos no Enem deve dividir esse valor por 8: 500/8 = 62,5. Essa (62,5) será a nota que vai ser comparada pela UFJF.

Já para calcular a nota da primeira etapa do Vestibular é simples: basta somar os pontos obtidos e multiplicar por dois.

No entanto, o Inep ainda não divulgou o valor máximo possível na prova.
Segundo a assessoria de comunicação do Instituto, isso só deve ser feito na próxima semana, já que até a sexta-feira, dia 29, eles estarão envolvidos com a publicação das notas individuais e com as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSu), feitas pelo mesmo site: http://sisu.mec.gov.br/. Cabe lembrar que a UFJF não participa do SiSu.

O coordenador de Graduação Wilhelm Passarella Freire espera que o arquivo eletrônico com as notas dos candidatos ao Vestibular seja transmitido pelo Inep à UFJF o mais rápido possível. Conforme previsto no edital do concurso, isso tem que acontecer até 8 de fevereiro para que a Universidade permaneça adotando o Enem como critério de seleção. Segundo Wilhelm, um membro da administração superior da Universidade irá a Brasília ainda esta semana para solicitar pessoalmente essa relação.

De posse das notas do Enem e das notas da primeira fase do Vestibular, a UFJF divulgará no dia 11 de fevereiro a relação de candidatos que foram classificados para a segunda fase (já realizada pelos vestibulandos em dezembro). A relação é de três candidatos para cada vaga disponível no curso. No dia 1º de março saem as notas da segunda etapa e as do Pism III.
E no dia 8 de março os aprovados na UFJF serão, finalmente, conhecidos.

Outras informações: (32) 2102-3999 /3978 /3911 / www.vestibular.ufjf.br

IFMA
O Instituto Federal do Maranhão vai disponibilizar – a partir da próxima semana em oito campi – terminais com acesso gratuito à internet para que os inscritos no Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio)  possam entrar no Sistema Unificado de Seleção (Sisu) e escolher os cursos e as instituições de ensino superior que desejam estudar.

A informação foi confirmada pela pró-reitora de Ensino, Marise Piedade Carvalho, na manhã desta quarta-feira, 27. De acordo com ela, caberá a cada campus do Instituto Federal definir o horário em que os terminais ficarão disponíveis aos candidatos. “Os estudantes poderão se inscrever nos cursos desejados e acompanhar toda a evolução”, explicou.

Em São Luís, os campi Monte Castelo, Centro Histórico e Maracanã estarão com computadores à disposição dos candidatos. Os campi Imperatriz, Codó, Zé Doca, Buriticupu e Açailândia também terão estrutura assegurada para atender os inscritos no Enem. “Sem o apoio da equipe de gestão da tecnologia não conseguiríamos garantir essa democracia de acesso à internet”, acrescentou Marise Carvalho.

O Instituto Federal do Maranhão fez adesão total ao Enem e oferece 1.400 vagas em 33 cursos superiores. As graduações são oferecidas nas modalidades presencial e a distância.

O Ministério da Educação (MEC) deve iniciar a primeira etapa da seleção pelo site sisu.mec.gov.br, a partir das 6h desta sexta-feira, 29, e segue até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília/DF). Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.

Capacitação de Técnicos
Um grupo de servidores do Instituto Federal passará por um treinamento nesta sexta-feira, 29, no Campus Monte Castelo, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para aprender a operacionalizar o Sisu, sistema que definirá o preenchimento das vagas pelos candidatos que participaram do Enem 2009.

A capacitação será coordenada pelo gestor do sistema acadêmico Leonardo Brito Rosa; pelo pesquisador institucional Carlos Alexandre Silva e pelo operador do sistema Steiner Simão. Representantes de nove campi e do Núcleo Avançado de Alcântara irão participar do treinamento.

“São esses servidores que terão acesso exclusivo ao Sisu. Eles acompanharão o preenchimento das vagas e irão ficar responsáveis pela matrícula dos novos alunos”, explicou a pró-reitora Marise Carvalho.

 

 

Compartilhar