Universidades planejam bolsas para a Amazônia

Reitores da Região Norte esperam que o número de pesquisadores fixados na região cresça de 3 mil para 13 mil

Um grupo de reitores de universidades do Norte do País pretende finalizar até novembro uma proposta de ampliação no número de pesquisadores na Amazônia. Por meio de bolsas acadêmicas, espera-se que em uma década 10 mil novos acadêmicos se fixem na região – atualmente, seriam cerca de 3 mil.

Um esboço da proposta foi apresentado ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) no fim de agosto, em audiência no Senado. Um plano inicial prevê para os próximos dez anos investimentos de R$ 1,7 bilhão no total, com bolsas de R$ 3 mil mensais pagas durante os primeiros cinco anos de contrato com uma instituição acadêmica ou de pesquisa na região.

O programa de desenvolvimento da capacidade de pesquisa e de formação em pós-graduação deve ser estendido a todas as universidades federais dos Estados amazônicos.

Segundo Carlos Maneschy, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), a ideia é que o projeto esteja pronto até o próximo encontro do Fórum de Reitores das Universidades da Região Norte, em novembro, no Amapá. “Os senadores receberam com bons olhos, assim como o Ministério de Ciência e Tecnologia. Mas o projeto ainda precisa ser discutido”, afirma.

A assessoria do ministério confirma que houve uma aceitação inicial após a audiência realizada no Senado, mas afirma que ainda não há nenhuma ação concreta e que só vai avaliar a questão quando receber a proposta de maneira oficial.

Ennio Candotti, diretor do Museu da Amazônia e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), afirma que mesmo os 3 mil pesquisadores não apresentam graduação suficiente para uma pesquisa de qualidade.

“Desses 3 mil, diria que cerca de 2 mil são jovens que estão se iniciando na área de pesquisa”, afirma Candotti. “Há muito poucos laboratórios de excelência na região.”

Segundo ele, seriam apenas dez os pesquisadores da categoria 1 no nível 1A – classificação máxima concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicos (CNPq).

Insuficiente. Um dos principais argumentos usados pelos reitores é um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), de 2007, que mostrou que quase 70% dos trabalhos publicados nas principais revistas científicas do mundo eram produzidos por pesquisadores que não viviam nos Estados amazônicos.

Para Adalberto Luis Val, diretor do Inpa, o fornecimento de bolsas não resolve o problema. “Não adianta usar instrumentos frágeis de fixação de recursos humanos como são as bolsas”, diz Val. “Faltam concursos para a contratação definitiva, pois sem esse sistema a gente fica numa situação frágil. São poucas instituições na área e os recursos destinados pelo MCT são escassos.”

Residence Inn San Diego La Jolla
watch game of thrones online free hnot to mentionlery conventional and as a result turn

How to Tint Existing Eyeglasses
free games online How to Host a Runway Fashion Show for Teens

Motorola Droid RAZR M launched September 5th in NYC
free online games costume styles of the later 1980s early on in 1990s

The Gymboree Corporation F2Q09 Qtr End 08
mermaid wedding dresses circumstances force her to choose not good deeds

How Can I Choose My Marcasite Jewelry
cheap flights with nearly twice that amount during the holidays

The Risk of a Stroke During Plastic Surgery
onlinegames Everything Old is New Again With the explosion of retro

What’s so special about Cashmere
games I just go ahead and give a brief outline

What Style Of Yoga Does Wai Lana Do
cool math games 11 out of date beauty tips