Universidades podem chamar a lista de espera do Sisu a partir desta quarta

Convocação fica a cargo das instituições de ensino superior.Candidato precisava ter se inscrito na lista da primeira opção de curso.

As instituições de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem convocar os candidatos que se inscreveram na lista de espera a partir desta quarta-feira (11). A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.
As convocações dos candidatos participantes da lista de espera do Sisu são realizadas pelas próprias instituições de ensino superior. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Do total de vagas ofertadas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais nesta primeira edição do Sisu, 82.879 (ou 40%) foram destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.
Pela lei, neste processo seletivo do Sisu, pelo menos 37,5% de suas vagas foram reservadas para cotistas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.
Além da Lei de Cotas, algumas instituições promovem reserva de vagas por ações afirmativas, como vaga para deficientes, quilombolas ou um índice maior para alunos negros, pardos ou indígenas. No total, 12.825 vagas do Sisu foram reservadas para ações afirmativas das universidades e institutos.

G1