Universidades públicas já podem se inscrever para avaliar livros didáticos

As inscrições para as universidades públicas interessadas em participar da avaliação pedagógica de livros didáticos inscritos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio para 2018 estão abertas. O prazo termina em 29 de junho próximo.

Neste ano, por determinação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, as instituições vão manter o direito de inscrição em mais de um componente curricular, mas só participarão da avaliação de um item.

Serão selecionadas até 13 instituições para coordenar a avaliação dos livros de artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, português, matemática, química e sociologia. A avaliação pedagógica das línguas estrangeiras — inglês e espanhol — será realizada separadamente por diferentes instituições.

Uma análise plural de diferentes concepções pedagógicas também terá prioridade na seleção dos projetos, destaca o MEC. A novidade visa estimular a instituição, durante a análise, a levar em conta metodologias diferentes daquelas com as quais costuma trabalhar.

Outra novidade está relacionada ao Guia Do Livro Didático. A publicação, que contém resenhas e informações sobre cada uma das obras didáticas aprovadas pelo PNLD, será elaborada por apenas uma universidade. Nos anos anteriores, o guia contava com a participação de todas as instituições envolvidas na avaliação pedagógica.

Para participar da avaliação, as instituições devem enviar a proposta para o endereço eletrônico cogeam@mec.gov.br e encaminhar, pelos Correios, toda a documentação impressa, em papel timbrado e rubricada pelo dirigente máximo da instituição, ao Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Coordenação-Geral de Materiais Didáticos, Esplanada dos Ministérios, bloco L, anexo II, sala 412 – CEP 70047-900, Brasília, Distrito Federal.

Avaliadores

O edital da SEB também inclui mudanças na distribuição de recursos e na composição das equipes que vão avaliar os livros. Dentro do limite do custo-volume, a universidade é livre para alocar os recursos, obedecidas as condições de montagem das equipes — coordenações pedagógicas e institucionais e análise da obra por dois avaliadores para garantir a imparcialidade da avaliação.

Um desses avaliadores deve ser indicado pela instituição. O outro será escolhido por sorteio entre os profissionais cadastrados no banco de avaliadores das instituições de educação superior.

Para o cadastramento no banco de avaliadores é necessário informar dados gerais, formação acadêmica, experiência profissional e eventual atividade de docência. O cadastro estará aberto até o dia 23 próximo para os processos de avaliação do exercício de 2016.

O Edital da SEB nº 42/2016, com a chamada pública para candidaturas de instituições públicas de educação superior brasileiras interessadas na avaliação pedagógica das obras didáticas destinadas aos alunos e professores do Ensino Médio para 2018, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 22 de abril.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC