Universidades recebem Prêmio Petrobras de Tecnologia

Universidades recebem Prêmio Petrobras de Tecnologia

UFC

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), juntamente com o Reitor Jesualdo Pereira Farias, recebem, nesta quarta-feira (27), os troféus do Prêmio Petrobras de Tecnologia 2009.

A solenidade ocorre a partir das 16h30, no edifício sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Os autores das pesquisas serão contemplados com o prêmio pelos trabalhos desenvolvidos na área de tecnologia, enquanto o Reitor da UFC receberá um troféu especial destinado à Universidade.

Os trabalhos premiados foram inscritos nas categorias Tecnologia de Produtos e Tecnologias de Preservação Ambiental. Na primeira, foi agraciada a pesquisa “Biolubrificantes derivados do óleo de mamona”, desenvolvida no período 2007-2008.

Fazem parte da equipe os professores Célio Loureiro e Murilo Tavares de Luna, do Departamento de Engenharia Química; a ex-aluna do Mestrado em Química Orgânica e Inorgânica Natália Meyer; e o pesquisador Emerson Meyer, ex-professor da UFC.

O grupo contou, em seu primeiro ano, com a coordenação do Reitor Ícaro Moreira, falecido em 17 de abril de 2008. O projeto propõe o desenvolvimento de novos produtos biolubrificantes, produzidos a partir de matéria-prima regional, como o óleo de mamona.

A pesquisa agraciada no segundo eixo é intitulada “Avaliação metagenômica do impacto ambiental causado pela exploração de petróleo no manguezal da Baía de Todos os Santos”.

O trabalho foi desenvolvido pela ex-aluna do Mestrado em Ciências Marinhas, Fernanda Araújo Paes, que foi orientada pela Profª Vânia Maciel Melo, do Departamento de Biologia da UFC.

O estudo abordou o desmatamento de manguezais e o desaparecimento de espécies na região da primeira refinaria de petróleo instalada no Brasil, em Salvador, Bahia.

UTFPR

A UTFPR teve três trabalhos contemplados nesta 4ª edição, orientados pelos professores Rigoberto Morales, Roger Gules e Flávio Neves Junior. Os trabalhos vencedores da UTFPR foram também os únicos premiados do Paraná. O reitor Carlos Eduardo Cantarelli participará da cerimônia de premiação, hoje a tarde.

Foram premiados os estudantes Hendy Tisserant Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais (PPGEM); Gustavo Emmendoerfer e Sulen Neves Boschetto, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI).

Gustavo Emmendoerfer e Suelen Boschetto foram premiados no tema “Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados”. Na categoria mestrado, Gustavo foi contemplado com o trabalho “Desenvolvimento e Implementação de um Sistema de Medição Inercial de Trajetórias de Dutos – PIG Inercial”. Já na categoria doutorado, Suelen venceu com o trabalho “Sistema de Apoio à Decisão das Operações de Transferência e Estocagem de Derivados de Petróleo em Redes de Dutos”.

Hendy Rodrigues venceu no tema “Tecnologia de Perfuração e de Produção”, categoria mestrado, com o trabalho “Modelagem e Simulação do Escoamento Bifásico no Padrão de Golfadas na Horizontal e Vertical através de um Modelo Numérico de Seguimento de Pistões”.

Os autores dos trabalhos vencedores receberão R$ 20 mil (categoria doutorado) e R$ 15 mil (mestrado). Além disso, também ganharão uma bolsa de estudos no CNPq para elaboração de tese de doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior nacionais. Os professores orientadores dos trabalhos premiados também receberão o valor do prêmio, como taxa de bancada.

Participaram da 4ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia estudantes de graduação, mestrado e doutorado de instituições brasileiras de ensino superior, que inscreveram seus trabalhos em nove temas tecnológicos. O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico de interesse da Petrobras e da indústria de petróleo nacional.

 

Compartilhar