Universitária FM e SBPC estreiam novo programa de divulgação científica

Entendendo a importância da divulgação científica e seu conhecimento pelo público geral, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a rádio Universitária FM 107,9 (www.radiouniversitariafm.com.br), emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) / Universidade Federal do Ceará, firmaram parceria para a produção do programa SBPC no Ar: a Ciência nas Ondas do Rádio.

O programa estreia na próxima segunda-feira (21), com a proposta de abordar temas da ciência através de uma linguagem mais acessível. A primeira edição explicará a Teoria da Relatividade, desenvolvida pelo cientista alemão Albert Einstein. Com duração de cinco minutos, o SBPC no Ar será veiculado diariamente na grade de programação da Universitária FM, com produção e apresentação de Carolina Areal e edição de Caio Mota.

PARCERIA – Essa não é a primeira vez que a SBPC e a rádio Universitária FM (www.radiouniversitariafm.com.br) estabelecem uma parceria. Nos anos 1990, as duas instituições se uniram para a produção de conteúdo semelhante. “Na época da produção da primeira iniciativa, houve uma repercussão muito positiva e, assim que assumimos a secretaria, tivemos vontade de resgatar esse modelo”, explica Cláudia Linhares Sales, secretária-adjunta da SBPC no Ceará e professora do Curso de Ciência da Computação da UFC.

Segundo  Armênio Santos, secretário-adjunto da SBPC no Ceará e professor do Curso de Medicina da UFC, a integração é importante na era do conhecimento e do acesso à informação. “A ideia é que se possa identificar temas de interesse público e fazer parcerias com pessoas que pretendem divulgar questões da ciência”, afirma. O público pode participar mandando sugestões de temas para o e-mail contato@radiouniversitariafm.com.br.

Além da veiculação na frequência radiofônica, o programa SBPC no Ar: a Ciência nas Ondas do Rádio terá seu conteúdo divulgado no site da Agência UFC de Notícias (www.agencia.ufc.br).

Fonte: Rádio Universitária FM 107,9 – fone: 85 3366 7477