USP cria três novos cursos de Engenharia

Com dois na área de saúde, que já haviam sido aprovados no início do ano, são cinco no total e mais 200 vagas para 2012

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou mais três cursos no campus de Lorena e a transferência de um quarto de São Paulo para Santos, todos na área de engenharia. Com isso, o vestibular da Fuvest para o próximo ano deverá oferecer mais 120 vagas. Falta uma última aprovação do Conselho Universitário que tende a seguir a mesma linha na próxima semana.

Em Lorena, devem ser inaugurados em 2012 as engenharias Ambiental, de Produção e Física, cada uma com 40 vagas iniciais.

Em Santos, um prédio do governo do Estado de São Paulo deve abrigar os alunos de Engenharia de Petróleo, que hoje funciona na sede da instituição, no Butantã. O objetivo é atender à demanda por profissionais especializados em petróleo e gás. Também há negociações para transferir para a baixada santista as carreiras de de Logística e Oceanografia.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, discute parcerias para viabilizar cursos na região e tenta convencer o reitor João Grandino Rodas a instalar unidades no litoral. “A Baixada terá um dos maiores crescimentos econômicos do País nos próximos anos.”

Fuvest com mais vagas

No começo do ano, a USP já havia aprovado dois novos cursos: Ciências Biomédicas e Saúde Pública, ambos com 40 vagas. As novas carreiras têm alta demanda de mercado. A concorrência por engenharias dobrou nos últimos dois anos.