USP pode elevar bônus para alunos de escolas públicas

 A pró-reitora de graduação da USP, Telma Zorn, afirmou que estuda duas novas ações para aumentar o número de alunos de escolas públicas na universidade: elevar o bônus no vestibular e retomar um cursinho pré-universitário, mantido pela instituição.

Atualmente, um estudante da rede estatal pode ganhar um acréscimo de até 15% na nota na prova da Fuvest. “Já vi que há espaço para aumentar esse percentual.” Ela não disse para quanto poderia ir o benefício no exame.

Zorn disse que será necessária uma ação mais incisiva principalmente para que os cursos mais concorridos atinjam as metas esperadas.

Em outra frente, a pró-reitora afirmou que trabalha para recriar uma espécie de cursinho pré-universitário para estudantes promissores da rede pública (modelo adicional ao apresentado ontem pelos reitores, que prevê curso superior semipresencial). Segundo ela, podem ser beneficiados bons alunos treineiros de escolas públicas.

A ideia é que o projeto entre em funcionamento no ano que vem. Mas ainda há dúvidas sobre o financiamento.

Proposta semelhante foi adotada em 2004, quando a universidade ofereceu cursinho a 5.000 estudantes da zona leste da capital.

O projeto durou apenas um ano, após apenas 1% dos beneficiados terem sido aprovados na Fuvest. O resultado foi um dos motivos para o governo ter cortado o orçamento do programa. (FÁBIO TAKAHASHI)

USP, Unicamp e Unesp terão cotas por desempenho

O governo de São Paulo apresentou ontem seu projeto para aumentar para 50% a presença de estudantes de escolas públicas nos cursos das universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp).

A proposta não prevê reserva direta de vagas. O aluno só será beneficiado se demonstrar alto desempenho acadêmico, ainda que haja risco de que o posto não seja ocupado por um egresso da rede pública de ensino.

O modelo é diferente do adotado nas universidades federais, onde 50% das vagas da graduação serão garantidas a alunos da rede pública -mesmo que as notas deles na seleção sejam mais baixas.

Na proposta desenhada pelos reitores paulistas, os 50% aparecem como uma meta, a ser atingida até 2016 e que pode deixar de ser cumprida caso as políticas de auxílio não tenham o efeito esperado.

A expectativa é que 35% dos beneficiados sejam pretos, pardos e indígenas.

AÇÕES

Para atingir a meta de 50%, o projeto prevê duas ações.

A primeira é a criação de curso preparatório semipresencial, de dois anos, oferecido a alunos selecionados pelo Enem ou pelo Saresp.

Ao final do curso, chamado de “college”, o aluno com o equivalente a nota 7 receberá um diploma superior. Quem quiser seguir os estudos poderá entrar nos cursos de graduação, sem vestibular.

Além disso, será dada uma bolsa mensal de R$ 311 aos alunos de baixa renda participantes desse curso.

O “college” terá 2.000 vagas (sendo mil para pretos, pardos e indígenas). Caso todos os alunos se formem e queiram entrar nas universidades, eles representarão cerca de 40% da meta para 2016.

Os outros 60% deverão ser preenchidos com política de atração de bons alunos da rede pública, cujas ações não estão definidas. Algumas estratégias existentes, como bônus nos vestibulares a esses estudantes, serão mantidas.

A proposta foi elaborada pelos reitores a pedido do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que está pressionado pela política federal de inclusão no ensino superior.

A ideia é reduzir a distorção do sistema educacional: enquanto mais de 80% dos alunos do ensino médio estudam na rede pública, eles são minoria nessas universidades.

A proposta terá de ser aprovada pelos Conselhos Universitários. A previsão é implantar as regras em 2014.

Folha de São Paulo

How to Become a Swimsuit Model
watch game of thrones online free medieval fasion

Everlane restocked the gray with stipe weekender a lot of people liked
free games online If you’re not sure what type of gift she might like

How to Clean Leather Settees
online games And for belts

Trendy Clothing and High Heel Nike Air Max
cheap wedding dresses Choosing a horse is no small decision

2011 Venice Film Festival Day 3
forever 21 then a Switchblade Pictures logo screen and then it stops the disc

Biker Jewelry for Guys Gift Ideas
onlinegames Based on the popular comic strip

Always Wanted to Know About Bridal Jewelry Page 1 of 4
jeu gratuit i can not keep on a bra regarding individual first time

Twirl 112 Series Diamond Bangle Watch
ballkleider It started off with an opening animation of a falling gad