UTFPR assina acordo de cooperação com a Universidade de Tóquio

Reitor Luiz Alberto Pilatti e Carlos Cziulik, do Escritório de Relações Internacionais (Foto: Decom)

A UTFPR e a Universidade de Tóquio (Japão) assinaram nesta quinta-feira (5) um memorando e um acordo de cooperação internacional que possibilita o intercâmbio de alunos, servidores e pesquisadores entre as duas instituições.

O documento prevê a mobilidade internacional durante o período de um ano acadêmico, prazo que pode ser estendido por igual período. Além do programa de intercâmbio, foi estabelecido também que as universidades poderão, em conjunto, realizar pesquisas, simpósios e palestras sobre temas de interesse mútuo.

Segundo o reitor Luiz Alberto Pilatti, este é um dos principais acordos internacionais já assinados pela UTFPR. “A Universidade de Tóquio é a mais prestigiada do Japão, aparece muito bem classificada nos principais rankings universitários do mundo. Este acordo põe a UTFPR em contato com um seleto grupo de universidades e demonstra o nosso grande potencial em desenvolver um autêntico ensino tecnológico, aquele que busca resolver as demandas reais da sociedade com uma qualidade reconhecida internacionalmente”, destaca.

Nas avaliações deste ano de 2020, a Universidade de Tóquio é a 22ª melhor do mundo, segundo o QS Ranking, e a 36ª, segundo o Times Higher Education World University Rankings (THE). A instituição tem como proposta ser um centro de renome internacional para ensino e pesquisa, contribuindo com o conhecimento humano em parceria com outras universidade líderes globais.