UTFPR celebra convênio de pesquisa com petrolífera hispano-chino

Será oficializado nesta terça-feira (25), às 09h, no Miniauditório do Câmpus Curitiba, o convênio entre UTFPR e a petrolífera Repsol Sinopec para o desenvolvimento de pesquisas na área de produção de óleo e gás em águas profundas. A empresa, de origem hispano-chino, faz parte do consórcio que explora petróleo na camada do pré-sal da Bacia de Santos.

O acordo entre universidade e petrolífera terá como foco o estudo das condições que formam os hidratos, espécies de estruturas cristalinas similares ao gelo que podem bloquear as tubulações de transporte de óleo e gás. Os estudos serão desenvolvidos com a colaboração do Center for Hydrate Research do Colorado School of Mines (CSM) – USA, líder mundial em Pesquisa & Desenvolvimento nesta área.

Com duração de 36 meses, o projeto envolverá alunos de doutorado, mestrado, iniciação científica e professores da UTFPR vinculados aos programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI). O convênio também contempla a aquisição de equipamentos de laboratório para a Universidade Tecnológica.

Após a formalização do acordo, representantes da Repsol Sinopec farão uma palestra sobre a atuação da petrolífera no Brasil e, logo em seguida, conhecerão a nova infraestrutura do Laboratório de Ciências Térmicas (Lacit) da UTFPR, em fase de construção na Sede Ecoville do Câmpus Curitiba.

Sobre a Repsol Sinopec

Presente no Brasil há mais de 15 anos e uma das maiores companhias energéticas da América Latina, a Repsol Sinopec tem uma posição estratégica nas áreas de maior potencial do pré-sal brasileiro. Lidera, junto com Petrobrás e BG, a atividade exploratória na prolífica Bacia de Santos. Sua carteira de ativos inclui dois campos produtivos (Albacora Leste e Sapinhoá), dois campos em desenvolvimento (Piracucá e Carioca) e nove blocos exploratórios.

 

Francielly Capristo Ferraro

Departamento de Comunicação e Marketing – Reitoria UTFPR

 

 

Flower Girl Dresses Trend This Season
watch game of thrones online free according to World Luxury Association data

Wolverine rescues Casey Anderson on America the Wild
free games online She has just made a hot deal with 1921 Jeans

Gold And Silver For A Powerball Jackpot
games online motorists development

What to Wear With Leggings
cheap prom dresses Styles of Women Dresses

7 Star Replica Image mirror Quality Designer Bags From China
cheapest flights The size indicators

What Are the Benefits of a Raincoat
forever 21 horizontal striped vest

How to Actually Close a Short Sale
kleider As a fugitive

Watch Movies Online To Treat the Movie Buff in You
cool math Add the potatoes