UTFPR comemora centenário

UTFPR comemora centenário

No ano de 2009, a UTFPR comemora o seu centenário. Para marcar a data, uma série de eventos está acontecendo em todos os 11 campi da instituição. Na próxima segunda-feira, dia 31, entra em cartaz a exposição dos "100 anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná", no espaço cultural Aníbal Khury, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

A cerimônia oficial de abertura será realizada às 17h30, do dia 1º de setembro, com a presença do reitor Carlos Eduardo Cantarelli e de autoridades. A mostra estará aberta à visitação do público até o dia 25 de setembro. Com 32 paineis, a exposição conta a história da hoje denominada Universidade Tecnológica, no período de 1909 a 2009, dividida em décadas e campi. Além de fotos e dados históricos, há reprodução de documentos importantes da instituição.

Para o reitor da UTFPR, as exposições representam uma forma de a instituição contar sua história centenária a toda a sociedade paranaense. "É uma história formada por imagens belíssimas, por um passado rico e por pessoas muito especiais que passaram pela instituição. Pessoalmente, fico muito emocionado em vivenciar isso tudo através das exposições", comenta Cantarelli.

Em agosto, a mesma exposição alusiva ao Centenário ficou em cartaz no espaço cultural do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, entre os dias 1º e 27. Outra exposição também estará disponível para visitação na Biblioteca Pública do Estado do Paraná, em Curitiba, de 11 a 25 de setembro, com abertura oficial marcada para o dia 11, às 18h.

UTFPR

A UTFPR foi criada em 23 de setembro de 1909 pelo então presidente Nilo Peçanha, como Escola de Aprendizes Artífices. Depois passou por várias transformações: Liceu Industrial de Curitiba, em 1937; Escola Técnica de Curitiba, em 1942; Escola Técnica Federal do Paraná, em 1959; Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), em 1978; e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2005.

A Universidade Tecnológica hoje está presente em 11 cidades do Paraná (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo), ofertando 62 cursos de graduação, 18 cursos técnicos de nível médio, nove cursos de mestrado e dois de doutorado, além de mais de 60 especializações.

Compartilhar