UTFPR comemora Dia Nacional da EAD e instala comissão

UTFPR comemora Dia Nacional da EAD e instala comissão

Celebrado no dia 27 de novembro, o Dia Nacional da Educação a Distância (EAD) será lembrado na UTFPR com a realização do III Encontro de Práticas Pedagógicas de Produção e Utilização dos Recursos Educacionais Digitais nesta sexta-feira (24), no Câmpus Curitiba. Durante o evento, será instalada pelo reitor Luiz Alberto Pilatti a comissão de planejamento para o ensino a distância da UTFPR, às 9h, no miniauditório.

A comissão responsável por planejar as ações da EAD na UTFPR realizou a sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira (23). Designada pela portaria do reitor nº 2.132, de 14 de novembro de 2017, a comissão é presidida pelo assessor de Educação Aberta, Carlos Eduardo Cantarelli, e composta por 15 professores representando todos os 13 câmpus e por nove servidores lotados na reitoria. O prazo para a realização dos trabalhos é de 180 dias.

Além da instalação da comissão, a programação do encontro conta com palestra, exposição de posters e mesa redonda, entre outras atividades. Com a temática “Educação presencial, educação a distância, educação aberta: ensinar e aprender em rede”, o evento busca promover trocas e reflexões sobre as relações entre essas três possibilidades que as tecnologias digitais disponibilizam como oportunidades para a aprendizagem inicial, continuada e permanente.

A promoção é do grupo de pesquisa Inovação, Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Digitais na Educação e da Coordenação de Tecnologia na Educação do Câmpus Curitiba (Coted-CT), com apoio da Diretoria de Graduação e Educação Profissional e do Departamento de Extensão do Câmpus Curitiba e da Assessoria de Educação Aberta.

Confira a programação completa do III Encontro de Práticas Pedagógicas de Produção e Utilização dos Recursos Educacionais Digitais

 

8h30 – Abertura do encontro

9h – Instalação pelo reitor da comissão de planejamento para o ensino a distância da UTFPR

9h30 – Palestra: Ensinar e aprender em rede – Dra. Patrícia Lupion (PUC-PR)

10h45 – Café e exposição de posters

11h – Práticas exitosas com apoio de tecnologias digitais na educação

12h30 – Intervalo

13h30 – Abertura cultural

14h – Mesa redonda: Educação presencial, educação a distância, educação aberta: tecnologias e metodologias apropriadas

 

Glaucia de Brito (UFPR): Formação de professores do ensino superior para ensino híbrido

Dilmeire Sant’Anna Vosgerau (PUC-PR): Aprendizagem colaborativa: tecnologia & práticas, refletindo sobre o que é essencial

Henrique Oliveira da Silva (UTFPR): Educação aberta: cenários e perspectivas

15h45 – Café

16h – Elaboração de projeto interdisciplinar de produção de recurso educacional aberto: princípios pedagógicos

17h – Encerramento

 

Acesse o site da Coted-CT para inscrições e mais informações sobre o evento.

Compartilhar