UTFPR firma parceria com empresa alemã

Da esquerda para direita, reunião com Gerahrd Müller (ZF), Carlos Erig (Prorec), Mauro Zanella (ZF) e Douglas Renaux (Prorec).

A UTFPR estabeleceu uma parceria com a empresa alemã da indústria automobilística, a ZF. Trata-se de um acordo que visa abrir novas oportunidades para os estudantes da Instituição e promover maior contato dos docentes com o mercado.

Nesta semana, representantes da ZF foram recebidos pelo pró-reitor de relações empresariais e comunitárias, Douglas Renaux, e pelo pró-reitor adjunto, Carlos Erig. O propósito da visita da empresa é apresentar nove oportunidades de desenvolvimento de projetos por alunos, sob a orientação dos professores da Instituição. A proposta contempla os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica do Câmpus Curitiba. “A partir do resultado desses projetos, a ideia é verificar se é possível expandir a parceria para outros câmpus”, afirma Renaux.

A iniciativa também visa abrir possibilidades de estágios na sede da multinacional no sul do Alemanha para os alunos da Universidade. “O diferencial de um estágio no exterior é poder se dedicar exclusivamente à atividade e ter o contato com novas tecnologias de ponta”, diz Renaux.

A ZF procurou a UTFPR devido ao histórico com alunos da Instituição que já fizeram estágio ou trabalhos de conclusão de curso em conjunto com a empresa. “Certamente, tivemos uma boa experiência com os alunos que vieram daqui”, avalia Gerhard Müller, arquiteto de sistemas de plataforma da ZF. “Buscamos essa parceria devido ao sucesso dos projetos já realizados com a Instituição em 20 anos e também pelo bom relacionamento com os professores da Universidade”, complementa Mauro Zanella, gerente de testes de sistemas da ZF.