UTFPR inicia atividades didáticas não presenciais nesta segunda-feira (3)Graduação

Aluno acessa a ADNP pelo notebook | Foto: Jannoon028 by Freepik

As Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNPs) dos cursos de graduação da UTFPR começam nesta segunda-feira (3). Trata-se de um regime especial a distância, que inicialmente vai ofertar 1.618 turmas.

Este primeiro período se estende até o dia 11 de dezembro, incluindo atividades síncronas ou não, por meio de tecnologias da informação e comunicação. A oferta de uma segunda rodada de ADNPs tem previsão em agosto.

Para oferecer a ADNP, o professor deve desenvolver um planejamento e consultar os matriculados quanto à adesão. No intuito de auxiliar as ações remotas, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIRGTI) disponibilizou ferramentas on-line aos servidores, como Google GSuite, Microsoft 365, Moodle e Nuvem.

Na consulta, os estudantes podem manifestar o interesse em cursar as ADNPs, apontando se possuem condições de acesso a equipamentos e/ou sinal de internet. Já os alunos que optarem por não participar mantêm o direito de frequentar as disciplinas, quando houver o retorno às atividades presenciais na Universidade. Todo o processo passa pelo colegiado do curso ou departamento acadêmico e pela Diretoria de Graduação (Dirgrad) do câmpus, no intuito de suprir as demandas levantadas.

Mais sobre
A implantação das ADNPs foi autorizada pelo Conselho Universitário (Couni), em maio, e teve as novas regras publicadas pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) em julho. O regime especial foi adotado frente à vigência da Instrução Normativa 8/2020, que suspende as atividades presenciais na UTFPR.

Para viabilizar a participação do maior número possível de alunos nas ADNPs, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) publicou um edital de auxílio a inclusão digital em julho. Foram contemplados 222 discentes, em um investimento de R$360 mil, para aquisição de pacotes de dados mensais de internet ou notebooks e tablets. A previsão é que haja a abertura de um novo período de inscrições em agosto.