UTFPR lança coleção de livros para gestores inovadores

No dia 7 de março serão lançados os cinco primeiros volumes da coleção UTFinova – Programa de Capacitação de Empresários ao Empreendedorismo Inovador. O projeto existe desde 2010 com o apoio do CNPq e tem como objetivo capacitar gestores para instituir modelos inovadores de gestão em suas organizações que estimulem a competitividade. A iniciativa envolve professores de todos os câmpus da UTFPR e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

Os livros marcam uma nova fase do projeto, que contava apenas com vídeoconferências e apresentações em slides como material de estudo. As obras Gestão da Inovação, Gestão de Ideias, Fontes de fomento à inovação, Ambientes e dinâmicas de cooperação para inovação e Propriedade Intelectual foram escritas por professores da UTFPR. De acordo com o coordenador do projeto, Hélio de Carvalho, cada um dos livros está relacionado com um dos 19 módulos presenciais da capacitação UTFinova. “Entretanto, os conteúdos são muito mais abrangentes do que a ementa do módulo. A linguagem é leve e agradável, com exemplos e formas de implantação, fugindo do tradicional estilo acadêmico. São livros para empresários e seus colaboradores lerem”, explica.

O projeto gráfico foi produzido pela Aymará Educação – uma das parceiras do projeto – e é outro diferencial. A capa de cada livro forma uma sequência, narrando o passo a passo para transformar ideias em ações. “A escolha pela parceria com a Aymará se deu pelo fato de a empresa ser uma referência em termos de preocupação com a qualidade de material para educar”, afirma Carvalho. Para a designer da Aymará Educação, Denise Meinhardt, o projeto gráfico cumpriu o objetivo de criar uma identidade visual para a coleção. “Trabalhamos conceitos como inovação, sustentabilidade e tecnologia a partir de objetos comuns como palitos de fósforos, papéis e lâmpadas. A partir da imagem, mostramos que é possível sair do lugar-comum e transformar situações triviais em grandes oportunidades”, afirma Meinhardt.

Serviço:
Lançamento de cinco livros da coleção UTFinova
Data: 7 de março de 2012.
Horário: Das 16h às 17h30.
Local: Miniauditório Campus Sede da Reitoria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Endereço: Avenida Sete de Setembro, 3165 – Centro – Curitiba/PR).
Para obter mais informações sobre o UTFinova, acesse: http://pessoal.utfpr.edu.br/helio/UTFinova/