UTFPR – Pessoas em isolamento social podem pedir ajuda online

Neste momento em que tantas ações de combate ao Coronavírus são divulgadas, como saber onde e para quem oferecer ou procurar ajuda? Já divulgamos o aplicativo desenvolvido no Câmpus Ponta Grossa em que reúne as necessidades locais para que quem quer doar saber quem está precisando. Em Toledo, um projeto semelhante vem ganhando tanta força, que já se espalhou por outras cidades. Ele pode ser feito por qualquer pessoa que está em isolamento social ou que queira ajudar quem estiver.

Os voluntários são os servidores Leandro Augusto de Carvalho (Câmpus Toledo UTFPR), Marcelo da Silva Fernandes (Câmpus Toledo UTFPR) e Thiago Auler Wideck (IFPR). Eles criaram o Mapa Solidário, cujo objetivo é estabelecer uma comunicação entre as pessoas que são consideradas pertencentes ao grupo de risco com aquelas que desejam ajudar.

Quem está em isolamento social pode preencher o formulário com o nome, o telefone, o endereço e listar os itens de necessidade básica que estão faltando em sua casa, como alimentos e remédios. Assim, se alguém morar por perto dessa pessoa e quiser ajudá-la, é só checar no aplicativo e entrar em contato com a pessoa que precisa de ajuda, fazer a compra do(s) item(ns) solicitado(s) e entregar em sua casa. O mapa pode ser acessado de qualquer cidade.

Após receber a compra, o solicitante (que fez o cadastro) deverá entrar novamente no formulário e marcar a opção “Meu pedido foi atendido”.

O mapa está disponível neste link http://mapasolidario.td.utfpr.edu.br e quem quiser entrar em contato com os desenvolvedores pode enviar email para mapasolidario-td@utfpr.edu.br.