UTFPR realiza o III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

UTFPR realiza o III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

Entre os dias 10 e 13 de novembro, acontece o III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: desafios para a transformação social, no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O objetivo do evento é ampliar os debates sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

As edições de 2005 e 2007, também realizadas em Curitiba, revelaram a necessidade de dar continuidade ao debate sobre a temática, reafirmar a compreensão da tecnologia nos seus múltiplos aspectos – políticos, sociais, culturais e econômicos – e buscar abordagens teóricas e práticas que permitam a apreensão dos conhecimentos científicos e tecnológicos na dinâmica das interações sociais e nos valores culturais.

Para a conferência de abertura "Ciência e Tecnologia e os Desafios para a Transformação Social", às 19h30, do dia 10, será realizada pelo professor do Centre de Sociologie de I'Innovation de l'École Nationale Supérieur de Mines de Paris, Michel Callon. O pesquisador é um dos ícones atuais na pesquisa sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade, e, juntamente com Bruno Latour e John Law, elaborou a teoria ator-rede (Actor-Network Theory), na qual há uma interação constante entre atores humanos e não-humanos, os quais são variáveis.

A segunda conferência “Estratégias de Desenvolvimento e Tecnologias Sociais”, do dia 12, às 19h, será realizada pelo professor Hérnan Thomas da Universidade Nacional de Quilmes da Argentina. Para o pesquisador, o desenvolvimento “de tecnologias sociais”, reveste-se de uma importância estratégia chave para o futuro da América Latina, no enfrentamento de seus problemas sociais e /ou ambientais.

A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da UTFPR.

Outras informações do evento no www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/tecsoc2009/

 

Compartilhar