UTFPR recebe visita da Comitiva da Universidade de Shinshu

UTFPR recebe visita da Comitiva da Universidade de Shinshu

Uma nova visita da comitiva japonesa da Universidade de Shinshu, no Japão, esteve visitando a UTFPR nesta semana. Eles foram recebidos nesta quinta-feira, dia 29, pelo reitor Luiz Alberto Pilatti, pela vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto, pelo diretor do Escritório Internacional da UTFPR, Maurício Alves Mendes, pelo diretor adjunto, Carlos Cziulik, e pelo assessor de Desenvolvimento Acadêmico, Paulo André de Camargo Beltrão. Pela universidade japonesa estavam presentes o diretor do Centro de Educação Global e Colaboração, Yu Sengoku, e os pesquisadores Hiroyuki Kanai e Kimio Hirabayashi.

No mesmo dia, o diretor Sengoku realizou a entrevista com um dos alunos selecionados para o programa de intercâmbio entre as duas instituições. A conversa foi realizada no Escritório Satélite da Universidade de Shinshu, localizado na UTFPR, o primeiro escritório satélite da universidade japonesa na América do Sul, inaugurado em março deste ano.

A comitiva japonesa também realizou, no início desta semana, uma visita ao Câmpus Apucarana para conhecer, sobretudo, os cursos e instalações da área Têxtil, o qual também é referência naquele país. “Identificamos um grande potencial entre os pesquisadores de lá para que possamos trocar experiências”, afirmou o diretor Sengoku.

O reitor Pilatti ressaltou a importância dessa parceria para a Universidade Tecnológica e aproveitou a reunião para propor dois novos acordos entre as duas instituições. Um envolveria o intercâmbio de alunos e outro para os pesquisadores, neste início, focando nos cursos da área têxtil do Câmpus Apucarana. Os dois seriam para que as duas universidades troquem conhecimento e pesquisa. As propostas serão levadas aos dirigentes da instituição japonesa.

Missão em julho

Durante o mês de julho, alunos da UTFPR também participaram do programa de intercâmbio científico Sakura na Universidade de Shinshu. O programa é financiado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST).

Entre os 10 alunos que foram selecionados para compor a missão brasileira, seis eram da UTFPR, dos Câmpus Cornélio Procópio, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Entre os alunos de graduação, participaram Felipe Kamimura, da Engenharia de Software, Pedro Romeral e Gustavo Sonoda, da Engenharia de Produção; e, entre os mestrandos, estavam Guilherme Mattiello de Informática, Renata Treméa de Ciência e Tecnologia Ambiental e Maria Eduarda Fuziki de Engenharia Química.

O programa proporcionou aos estudantes conhecerem grupos de pesquisas daquela instituição, além de visitas a laboratórios e empresas locais.

A parceria entre a UTFPR e a Universidade de Shinshu teve início em 2013.

Compartilhar