UTFPR recebe visita da Comitiva da Universidade de Shinshu

Uma nova visita da comitiva japonesa da Universidade de Shinshu, no Japão, esteve visitando a UTFPR nesta semana. Eles foram recebidos nesta quinta-feira, dia 29, pelo reitor Luiz Alberto Pilatti, pela vice-reitora Vanessa Ishikawa Rasoto, pelo diretor do Escritório Internacional da UTFPR, Maurício Alves Mendes, pelo diretor adjunto, Carlos Cziulik, e pelo assessor de Desenvolvimento Acadêmico, Paulo André de Camargo Beltrão. Pela universidade japonesa estavam presentes o diretor do Centro de Educação Global e Colaboração, Yu Sengoku, e os pesquisadores Hiroyuki Kanai e Kimio Hirabayashi.

No mesmo dia, o diretor Sengoku realizou a entrevista com um dos alunos selecionados para o programa de intercâmbio entre as duas instituições. A conversa foi realizada no Escritório Satélite da Universidade de Shinshu, localizado na UTFPR, o primeiro escritório satélite da universidade japonesa na América do Sul, inaugurado em março deste ano.

A comitiva japonesa também realizou, no início desta semana, uma visita ao Câmpus Apucarana para conhecer, sobretudo, os cursos e instalações da área Têxtil, o qual também é referência naquele país. “Identificamos um grande potencial entre os pesquisadores de lá para que possamos trocar experiências”, afirmou o diretor Sengoku.

O reitor Pilatti ressaltou a importância dessa parceria para a Universidade Tecnológica e aproveitou a reunião para propor dois novos acordos entre as duas instituições. Um envolveria o intercâmbio de alunos e outro para os pesquisadores, neste início, focando nos cursos da área têxtil do Câmpus Apucarana. Os dois seriam para que as duas universidades troquem conhecimento e pesquisa. As propostas serão levadas aos dirigentes da instituição japonesa.

Missão em julho

Durante o mês de julho, alunos da UTFPR também participaram do programa de intercâmbio científico Sakura na Universidade de Shinshu. O programa é financiado pela Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST).

Entre os 10 alunos que foram selecionados para compor a missão brasileira, seis eram da UTFPR, dos Câmpus Cornélio Procópio, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Entre os alunos de graduação, participaram Felipe Kamimura, da Engenharia de Software, Pedro Romeral e Gustavo Sonoda, da Engenharia de Produção; e, entre os mestrandos, estavam Guilherme Mattiello de Informática, Renata Treméa de Ciência e Tecnologia Ambiental e Maria Eduarda Fuziki de Engenharia Química.

O programa proporcionou aos estudantes conhecerem grupos de pesquisas daquela instituição, além de visitas a laboratórios e empresas locais.

A parceria entre a UTFPR e a Universidade de Shinshu teve início em 2013.