Valder Steffen toma posse em Brasília como novo reitor da UFU

Valder Steffen toma posse em Brasília como novo reitor da UFU

O novo reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Valder Steffen Júnior, foi empossado no cargo na tarde desta terça-feira (27/12), na sede do Ministério da Educação (MEC) em Brasília, pelo ministro da pasta José Mendonça Bezerra Filho. Participaram da cerimônia a secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro, e o diretor de desenvolvimento da rede de instituições federais de ensino superior do MEC, Mauro Luiz Rabelo.

Em seu discurso de posse, Steffen agradeceu ao apoio da família, dos colegas de profissão e dos estudantes durante sua trajetória acadêmica e na campanha para chegar à Reitoria. Lembrou também dos desafios da futura gestão, como internacionalização, segurança, Hospital de Clínicas de Uberlândia  (HCU) e ocupação do Campus Glória. “Acreditamos firmemente que a UFU pode ter um protagonismo nacional ainda maior. Tudo faremos para garantir o ensino de qualidade em todos os níveis”, declarou.

O ministro Mendonça Filho disse que era com alegria que empossava o reitor de uma das mais importantes universidades brasileiras. “O professor Valder Steffen terá uma missão difícil, enfrentando adversidades como qualquer servidor público, ainda mais com a responsabilidade de liderar uma grande instituição no campo da educação, mas pela história dele, tenho certeza de que ‘dará conta do recado’”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor eleito Orlando César Mantese e os docentes e técnicos que serão nomeados por Steffen nos próximos dias para cargos de gestão da universidade: Clésio Lourenço Xavier (chefe de gabinete), João Jorge Ribeiro Damasceno (prefeito universitário) e os futuros pró-reitores Elaine Saraiva Calderari (Assistência Estudantil), Hélder Eterno da Silveira (Extensão e Cultura), Darizon Alves de Andrade (Planejamento e Administração) e Armindo Quillici Neto (Graduação). Completam a equipe Carlos Henrique de Carvalho (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação) e Márcio Magno Costa (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), que não puderam comparecer à solenidade no MEC.

Outros servidores da universidade, incluindo o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), e os estudantes Igor Oliveira Felice, Andressa Brito de Oliveira e Marcelo Henrique de Lima integraram a comitiva que foi a Brasília nesta terça-feira. Carmen Lúcia Padovani Steffen, esposa do novo reitor, e Sônia Antunes de Oliveira Mantese, casada com o futuro vice-reitor, além de amigos e familiares, também acompanharam a cerimônia.

A servidora Leda Márcia Viana Borges, que há 44 anos trabalha no HCU, disse que foi a Brasília acompanhar a posse porque conhece e admira Mantese há anos. “Eles [Mantese e Steffen] apresentaram um projeto e eu acreditei nesse projeto de um hospital e uma universidade melhor”, afirmou.

O coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Marcelo Lima, aluno do sexto período do curso de Direito, disse que participou da campanha e, além de comparecer à posse, pretende acompanhar o mandato de Steffen de perto. “Sabemos que haverá desafios na transição para a nova equipe, mas estamos prontos para ajudar”, declarou.

O reitor

Há 40 anos na UFU, Valder Steffen é professor titular e ocupou os cargos de chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.

Tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté e pós-doutoramento pelo INSA de Lyon (1986-87) e pela Virginia Tech – USA (1999-2000). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Compartilhar