Verifique os cursos disponíveis nas Ifes

Verifique os cursos disponíveis nas Ifes

Retificação em edital de seleção de tutores e professores para formação continuada

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura informa que já está disponível no endereço eletrônico http://www.proexc.furg.br/formacaocontinuada a retificação do edital de seleção temporária de tutores e professores formadores da rede básica de ensino, para atuarem no Programa de Formação Continuada de Professores da Educação Básica.

A homologação das inscrições, o dia, o horário e o local das entrevistas serão divulgados dia 06 de dezembro de 2010 na página http://www.proexc.furg.br/formacaocontinuada e da FURG www.furg.br. A seleção ocorrerá no período de 07 a 10 de dezembro de 2010. A Comissão Examinadora divulgará a lista dos classificados no dia 14 de dezembro de 2010, nos mesmos endereços eletrônicos, a partir das 16h. Os candidatos classificados serão selecionados conforme o número de vagas disponíveis.


Doutorado em Engenharia de Processos da UFCG abre inscrições nesta sexta

São oferecidas 10 vagas. Inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por correio.

Serão abertas nesta sexta, dia 03, as inscrições para o processo de seleção do Doutorado em Engenharia de Processos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com área de concentração em Desenvolvimento de Processos, a pós-graduação oferece duas linhas de pesquisa: Processos Térmicos e de Separação, e Desenvolvimento e Tecnologia de Materiais. São oferecidas 10 vagas.

As inscrições serão aceitas até o dia 22 de dezembro e poderão ser realizadas na Coordenação do Curso de Doutorado em Engenharia de Processos, no campus de Campina Grande. Também serão aceitas inscrições via correio, com data de postagem dentro do prazo de inscrição.

Os candidatos às vagas deverão apresentar formulário de inscrição, duas fotos 3×4 recentes, cópia da identidade, duas cartas de recomendação, cópia do diploma de mestre, currículo no formato Lattes, acompanhado de documentação comprobatória, históricos da graduação e mestrado, plano preliminar da Tese, aceito por um orientador credenciado pelo Curso, e prova de quitação das obrigações eleitorais e militares.

Os estudantes com inscrições homologadas passarão por uma seleção, cujos critérios serão análises do currículo e histórico escolar, e apresentação oral do plano de tese.

O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro.

Outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.prodep.cct.ufcg.edu.br/ dos telefones (83) 2101.1494 ou 2101.1317.

Confira aqui o edital.

Programa de Educação Tutorial realiza seleção para alunos de Medicina, Enfermagem e Psicologia da UFCG

Estudantes devem estar regularmente matriculados no campus de Campina Grande.

Serão realizadas até a próxima segunda, dia 6, as inscrições para o Programa de Educação Tutorial (PET/Conexões de Saberes) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

São oferecidas 12 vagas para alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), campus de Campina Grande, que integrarão o projeto Fisioterapia: do conhecimento popular à comprovação.

Para participar da seleção, só poderão se inscrever alunos que estejam cursando o segundo ou terceiro período dos cursos referenciados e que apresentem, entre outros requisitos, o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 6,0, disponibilidade de, no mínimo, 20h para dedicar-se ao projeto, e declaração da coordenação do curso atestando o período que o aluno está cursando.

As inscrições serão realizadas por e-mail. Os estudantes deverão enviar uma mensagem para pet.ccbs@yahoo.com.br com os dados preenchidos, conforme formulário disponível no edital. No campo assunto, os candidatos deverão identificar a mensagem com o título PET-Conexões mais o nome do candidato.

Os alunos inscritos serão selecionados mediante análise do currículo e entrevista, a ser realizada no dia 7 de dezembro, das 8h às 11h, no auditório II do CCBS. Os alunos aprovados receberão uma bolsa no valor de R$ 300, pelo período de um ano.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 2101.1421

Veja aqui o edital.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


PRPPG/UFRR torna público Edital para curso de Mestrado em Química

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Roraima (PRPPG/UFRR) torna público aos interessados com formação superior em Química ou áreas afins, que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o ingresso de candidatos ao curso de Mestrado em Química, para o período de 2011.1.
Continua em: <http://www.ufrr.br/noticias/coordenadoria-de-imprensa/prppg/ufrrtorna-publico-edital-para-curso-de-mestrado-em-quimica>.



Programa oferece bolsas para alunos de Administração e Zootecnia

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), tornam público Edital de seleção de 14 (quatorze) bolsistas para atuarem no Programa de Educação Tutorial (PET/Conexões de Saberes).

As vagas estão distribuídas 12 para o curso de Administração e 02 para alunos de Zootecnia. Os estudantes poderão efetuar a inscrição no período de 03 a 07 de dezembro de 2010, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), em Mossoró, no horário de 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. Confira no site http://www2.ufersa.edu.br/portal/ o Edital e a ficha de inscrição.



UNIPAMPA: inscrições abertas para a Especialização em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira

Os temas, os desafios e os caminhos de investigação científica para a promoção do desenvolvimento de cidades nas regiões de fronteira constituem o foco de um novo curso de pós-graduação lato sensu gratuito promovido pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Trata-se da Especialização em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira (PGDRF), que será desenvolvida no Campus Santana do Livramento sob a coordenação da professora Carolina Freddo Fleck. A seleção dos alunos começa com o período de inscrições, que abre no dia 2 de dezembro de 2010 e encerra no dia 7 de janeiro de 2011.

As aulas serão quinzenais, sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde, na sede do Campus. Serão oferecidas 33 vagas. O edital indica que graduados em qualquer área podem se habilitar a uma vaga. Concluintes também podem se inscrever para disputar uma vaga, mediante a apresentação de uma Declaração de Provável Formando.

O curso possui três linhas de pesquisa: Desenvolvimento em Regiões de Fronteira; Agronegócios; e Estudos Organizacionais e Interorganizacionais. Essas linhas organizam o curso ao definirem as disciplinas que atendem aos objetivos das pesquisas, que deverão se enquadrar em um desses três eixos.

O interesse que permeia todas as linhas de investigação é o de compreender e antever tendências locais e globais de mercado e perspectivas de desenvolvimento nas regiões de fronteira, de modo a ajudar a definir os caminhos e as atitudes que favorecerão o desenvolvimento regional, aumentar o conhecimento sobre o potencial fronteiriço e estimular a produção de pesquisas atinentes ao tema.

O processo seletivo está definido no edital. A coordenação do PPG adianta que além da documentação, os candidatos terão de apresentar uma carta de intenções, na qual vão explicar suas propostas de investigação e como esperam que o curso apoie suas ideias de pesquisa. O andamento do curso pode ser acompanhado através do site da Especialização.

folder de divulgação: http://www.unipampa.edu.br/portal/images/fotos/02122010a_01.jpg

Compartilhar