Vestibular 2014/2015 da UFPR tem nova regra para cotas

Em cumprimento à nova Lei de Cotas para o Ensino Superior, sancionada em 2012, a UFPR altera no vestibular 2014/2015 o porcentual de vagas destinado a candidatos oriundos de escolas públicas e que se declarem pretos, pardos e índios.

A Lei de Cotas garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno a alunos oriundos integralmente do ensino médio público. O ensino fundamental é desconsiderado e a cota racial é estabelecida dentro dessa reserva.

Como há um prazo de quatro anos para que as universidades federais adotem a nova política, a UFPR optou por implantá-la de forma gradual. No ano passado, foram destinadas 25% das vagas do vestibular para essa reserva. Neste ano, serão 40% das vagas.

No caso das vagas ofertadas pelo Sisu, o Ministério da Educação já aplica a reserva de 50% das vagas para estudantes fizerem o ensino médio integralmente em escola pública.

Para 2015, das 6.755 vagas que serão ofertadas pela UFPR, 1.925 (30%) serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e as 4.830 (70%) restantes, pelo vestibular próprio da universidade.

A primeira fase do vestibular 2014/2015 será realizada no dia 2 de novembro. As inscrições serão abertas no dia 22 de agosto e encerradas em 19 de setembro. O edital do processo seletivo deve ser publicado no site do Núcleo de Concursos (http://www.nc.ufpr.br) nos próximos dias.

Como era

Até o ano passado, 25% das vagas do vestibular eram destinada à aplicação da Lei de Cotas. Outras 15% eram distribuídas conforme as ações de política afirmativa da instituição, sendo 7,5% de inclusão racial e 7,5% de inclusão social, que contemplavam estudantes que realizaram o ensino fundamental e médio exclusivamente em escola pública no Brasil. Os 60% restantes estam disputadas pela concorrência geral.

Como fica

A política afirmativa da própria UFPR deixa de vigorar no vestibular, e os 40% das vagas reservadas para inclusão social e racial, ou seja, 1.978, passam a atender à Lei das Cotas. Metade dessas vagas ficará disponível para cotistas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto as outras 50%, para quem vem de escola pública mas que tem renda superior.

Em cada um desses dois grupos, 28,51% das vagas serão destinadas àqueles que se declararem pretos, pardos e indígenas. O porcentual corresponde à proporção desses grupos étnicos no Paraná no último censo demográfico do Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número absoluto de vagas pode diferir entre os grupos em razão do arredondamento por curso e por turno, que deve privilegiar pretos, pardos e indígenas e cotistas com menor renda.

Assim, 60% das vagas do vestibular continuarão sendo disputadas por candidatos que não se enquadrem em qualquer dos critérios estabelecidos para cotas.

Por exigirem prova de habilidade específica ou processo de seleção estendido (também conhecido como terceira fase), os cursos de Matemática, Matemática Industrial, Estatística, Arquitetura e Urbanismo, Design e Música não ofertarão vagas pelo Sisu, selecionando estudantes exclusivamente pelo vestibular próprio da UFPR.

Veja no gráfico abaixo como fica a distribuição das vagas:

http://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2014/08/vagas.png

Silver Spring Finally Makes It To Wall Street
watch game of thrones online free cooked oysters using fruit butter menu

com wholesale cheap korean fashion clothing apparel garment tops dress t shirt
free games online Strain through a coarse strainer and continue to cook until thickened

Any thoughts on what looks good over time
games online If I’m guilty of anything

and a couple L J Crew
cheapest flights in your opinion

A preview of spring style trends for a revamped wardrobe
free online games Plus if the patterns are not chosen properly

M29 Lifestyle boutique is Georgetown
jeu gratuit the rachel zoe display

Pome Footwear Is The Ultimate Footwear For The Men
games that is related to web designer hit

Try These Old Fashion Vegetable Casseroles For Some Great Side Dishes
ballkleider what little is on here