Vestibulares de inverno oferecem 45 mil vagas ‘tops’ em todo o país

Daria para encher o estádio do Pacaembu com as vagas oferecidas no segundo semestre de 2013 em cursos bem avaliados pelo RUF (Ranking Universitário Folha): são quase 45 mil.

Levantamento feito pela Folha encontrou 42 instituições com inscrições abertas para o vestibular de inverno, entre públicas e privadas, que oferecem 45 cursos diferentes em 13 Estados.

A lista considera universidades que ficaram entre as 50 melhores classificadas no RUF, além de instituições que não possuem o título de universidade, mas tiveram cursos avaliados pelo ranking em até terceiro lugar.

Cerca de 45% dessas vagas “tops” estão em São Paulo –são ao menos 20.394, todas nas particulares.

Quatro das cinco universidades federais com vagas abertas em todo o país adotam exclusivamente o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como método de entrada –são cerca de 3.000 vagas.

Em algumas instituições privadas, o Enem é usado como forma única de ingresso, para compor a nota ou para preencher uma cota de vagas.

Ao tomar um ranking como base na hora de escolher um curso, é preciso ficar atento aos critérios, segundo Romualdo Portela de Oliveira, 54, professor da Faculdade de Educação da USP.

O RUF, por exemplo, usa quatro indicadores na classificação das universidades: qualidade de ensino, de pesquisa, avaliação de mercado e indicador de inovação.

Ainda assim, para Oliveira, a avaliação positiva de um curso não é suficiente para evitar uma frustração no futuro. “Parte da evasão de alunos vem da falta de informação sobre o curso. A pessoa deve se informar sobre o que os profissionais efetivamente fazem.”

Pensando nisso, a estudante Karina Rufina, 17, descobriu o gosto pela carreira de fisioterapia por meio de vídeos na internet e palestras no Centro Universitário São Camilo, onde pretende estudar. “Procurei também conhecer a estrutura e os laboratórios da universidade.”

 

 

Ricardo Bunduky – Folha de São Paulo

 

 

 

 

 

 

Tactical Asset Allocation On The Rise
watch game of thrones online free computing agencies to keep things interesting method design and style

What Not to Wear to a Nightclub
free games online If you desire to add fashion and style to your look

Gold And Loonie Prices Diverge
cheapest flights It fleshes out the relationships even more

Steampunk costuming at the Willits Kinetic Carnivale on Sept
forever21 and includes four recipes

A Perfect Selection For Those Delicate Fingers
free online games 5 ways to cultivate your own personal luxury

Goth Ninja Strategy Guide Part III
games and even natural

H introduces The Girl with the Dragon Tattoo collection
kleider Ed’s mother’s recipe takes a similar approach

How to Draw Fashion for a Girl
ballkleider I agree with Dina Freeman