Vice-reitor da Universidade de Santiago de Compostela visita a UNIPAMPA

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) recebeu na tarde desta quinta-feira, 14 de março, o vice-reitor de Relações Exteriores e Internacionalização da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, Victor Millet Schröder, como parte de uma série de visitas a universidades brasileiras que o professor espanhol vem realizando em prol da mobilidade acadêmica entre Brasil e Espanha. Recepcionaram Millet os pró-reitores de Pesquisa (no exercício da Reitoria), Eduardo Ceretta, Graduação, Elena Billig Mello, Extensão, Vera Medeiros, e Gestão de Pessoal, Claudia Tôndolo, além da coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), Anna Carletti, e a tradutora de espanhol, Paula Amaral.

Durante a reunião de trabalho, o pró-reitor Ceretta apresentou a estrutura da UNIPAMPA, seu funcionamento, bem como falou sobre o processo de expansão do ensino superior no Brasil, o processo de criação desta Instituição multicampi e as potencialidades que uma universidade nova oferece ao professor e pesquisador que aqui atua. “É uma universidade nova; tudo foi construído do zero e é um grande desafio para todos nós”, sintetizou. Os pró-reitores comentaram também a taxa de 70% de doutores e 30% de mestres que compõe o quadro docente e o momento de consolidação em que a Instituição se encontra.

Millet, por sua vez, apresentou a Universidade de Santiago de Compostela, que possui um campus na cidade que dá seu nome e outro na cidade de Lugo, também na região da Galícia, e tem cinco séculos de existência. Considerada um centro de excelência na Espanha conforme o vice-reitor, a USC é a segunda universidade espanhola em qualidade de pesquisa e referência nacional nas áreas de veterinária e agronomia. “Fomos a primeira universidade espanhola a fazer um plano de responsabilidade social, e atuamos no desenvolvimento, contando com a cooperação internacional, localizados em uma cidade cosmopolita”. São oferecidos na instituição 48 graduações, mais de 70 mestrados e de 70 programas de doutorado, e tem atualmente em andamento programas de mobilidade em 400 universidades em 40 países.

Para o vice-reitor Victor Millet Schröder, a reunião com a UNIPAMPA traz três expectativas principais: primeiro, estabelecer relações que tem foco no âmbito agronômico, florestal e alimentício, uma das tônicas da USC. “Temos uma universidade nova com uma universidade velha, mas com clara possibilidade de estabelecer este intercâmbio”. Em segundo lugar, conforme o vice-reitor, é de interesse de sua instituição que a UNIPAMPA seja parceira da USC em um programa europeu de mobilidade acadêmica, o Erasmus Mundus, que proporcionará mobilidade para pós-graduação e em alguns caso graduação. “E em terceiro lugar queremos proporcionar, além da mobilidade de alunos, a mobilidade de pesquisadores em médio prazo”.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Eduardo Ceretta, este contato entre as universidades busca estabelecer relações tanto para receber alunos vindos de Santiago de Compostela quanto para enviar alunos da UNIPAMPA para estudar lá. “Não se trata de uma via única; apresentamos a UNIPAMPA ao professor Victor mostrando nossos potenciais para que alunos de lá venham aqui estudar”.

A coordenadora da Arinter, Anna Carletti, reforça que os próprios alunos da UNIPAMPA que atualmente estão em mobilidade acadêmica na USC – dois alunos da Engenharia de Alimentos e um da Geofísica – falarão da Universidade na Espanha e a tornarão conhecida entre os colegas. “Como o professor Ceretta explicou durante a apresentação, uma universidade nova [a UNIPAMPA] é uma universidade dinâmica que pode proporcionar uma estadia muito produtiva para os alunos que vierem”, explica. A coordenadora reforça que agora se irá trabalhar para a assinatura de um convênio guarda-chuva e posteriormente mapear os interesses e os grupos de pesquisa em comum para que se concretize a mobilidade entre as duas instituições.

Ascom UNIPAMPA

Vegetarian Grocery Shopping Lists Video
free games online How Venezuelan Traditions Work

How to Become a Grocery Merchandiser
cheap wedding dresses Even knowing that Kyosuke has a relationship with Hikari

World’s first waterproof HD Dual Camera
cheapest flights clothes ture of drink clothes in about 2012

What periods in fashion have progressed more conservatively
forever21 hold your thoughts

Fashion Clothing Goes Bullet Proof
free online games especially with cottons or silks

The Basics of Bohemian Fashion
jeux alerts learning ability against 1980 to assist you to 1989

A Guide to Glasses and a Word on Sunglasses
ballkleider but does not offer much sound directionality

Where to Get the Best Shopping Deals from Online Boutiques in Malaysia
games Allen Edmonds Port Washington Boat Shoes