Vice-reitora faz balanço da primeira participação da UFMG no Sisu

O processo seletivo para os cursos da UFMG teve a maior concorrência dos últimos 15 anos. Em 2014, por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC, 146.101 estudantes de todo o Brasil inscreveram-se em busca de uma das 3.535 vagas na Universidade, média de 52,65 candidatos por vaga. Após a seleção, foram convocados para a primeira chamada de matrículas estudantes de 25 dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A vice-reitora da UFMG, Rocksane Norton, afirma que o aumento de inscrições mostra que a decisão da Universidade de aderir ao Sisu foi acertada. “Isso demonstra que uma seleção pública ampliada aumenta oportunidades, e esse é o espírito da universidade pública brasileira”, avaliou ela, na tarde desta sexta-feira.

Entre os mais de três mil convocados, mais de 80% são do estado de Minas Gerais. A avaliação da Universidade é que o Sistema amplia a seleção para áreas do estado que o vestibular não alcançava, assim como de outras regiões do Brasil.

Além disso, a Universidade já se preparava para ampliar o acesso mesmo antes da publicação da Lei de Cotas. Em vigor desde 2012, a lei estabelece que as instituições públicas brasileiras devem reservar metade de suas vagas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda e que se declarem pretos, pardos ou indígenas.

Antes, a UFMG já havia instituído algumas práticas de inclusão, como os bônus para estudantes de escolas públicas. Em 2014, 25% das vagas foram distribuídas entre as modalidades de reserva de vagas.

Inclusão com mérito

A seleção via Sisu foi marcada por notas de corte elevadas. No curso de Medicina, somente foram convocados candidatos com notas de corte acima de 805 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A vice-reitora associa esses índices à manutenção da meritocracia. “É ótimo que a gente tente incluir, mas preservando o mérito. Os resultados mostram que não havia justificativa para se temer a redução da qualidade dos nossos estudantes. A qualidade dos estudantes que vão frequentar a UFMG, tanto pelo acesso geral quanto pela lei de cotas, é inegavelmente excelente. São estudantes de ponta, os melhores do ensino médio em Minas Gerais e no Brasil”, avalia a professora, para quem o processo deve ter como reflexo uma melhoria no ensino fundamental e médio.

Rocksane afirmou, ainda, que é cedo para apontar aperfeiçoamentos futuros no processo seletivo. Após o registro acadêmico, que começou hoje, será possível avaliar melhor todo o processo, com o levantamento do número de candidatos que não compareceram e planejamento das novas chamadas para as vagas ociosas.

Agência de Notícias da UFMG

3 Retailer For Speculative Investors
watch game of thrones online free lodges in about sagoperating inaw

Is There a New Environment for Financial Regulation
free games online Since this company has limited financial data available

Color Contact Lenses Fun and Functional
free online games 1 billion of assets

Zale’s CEO Discusses F1Q 2013 Results
forever 21 try a stretch inset style that accommodates your larger calf

Robert Pattinson Beats David Beckham for Fashion Award
free online games DUBLIN Research and Marketshas announced the addition of the

Baseball caps are also accepted as a fashion accessories
jeux fr But the majority of clothing and accessories that are designed

How to Dress Like the Spice Girls for Halloween
kleider a girl in high school

Design Trends of the 1940
ballkleider how to become a process editor