VII Semana de Integração Acadêmica da Unirio: universidade como prática de liberdade

VII Semana de Integração Acadêmica da Unirio: universidade como prática de liberdade

 “A Universidade como Prática de Liberdade” é o tema da VII Semana de Integração Acadêmica (VII SIA), que a Unirio realiza de 15 a 19 de junho. O objetivo do evento é estreitar as relações entre Ensino, Pesquisa e Extensão, apresentando à comunidade da Unirio e à sociedade em geral as atividades desenvolvidas pela Universidade. Boa parte da programação ocorre na Tenda montada nos Jardins do Centro de Letras e Artes (CLA), na Urca. Mas o CLA também terá atividades dentro de seus prédios, assim como os campi do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP), em Botafogo; da Reitoria e do Instituto de Biociências (do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS), ambos também na Urca. Todas as atrações têm entrada franca.
 
Pela primeira vez, a Universidade contempla os alunos do Programa de Iniciação Científica (PIBIC, IC/Unirio e Voluntários) com o Prêmio Unirio de Iniciação Científica- -Edição Augusto Boal. Reconhecendo a relevância e a qualidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes, o Prêmio Unirio de Iniciação Científica é voltado às áreas de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Ciência da Informação, Educação, História, Museologia, Música e Teatro. Nesta edição do Prêmio, a Unirio homenageia o dramaturgo Augusto Boal, que morreu no último dia 2 de maio. A cada ano, uma personalidade será homenageada dando nome à premiação.
 
As já consagradas atividades de música e teatro não ficam de fora da programação. No dia 15, a Camerata Quantz abre oficialmente a VII SIA; no dia 16, se apresentam o Coro da Unirio e os concluintes do curso de Canto Complementar; no dia 18, a Oficina de Ópera; e no dia 19, os músicos Carlos Audi e Hamilton Tescarollo. Dando prosseguimento às comemorações dos 30 anos da Unirio, no dia 17, na Tenda do CLA, ocorre o Painel “Antígona: Um Julgamento Histórico”. Tendo como base o espetáculo “Antígona”, de Sófocles, será realizada a leitura dramática de trechos da peça, com participação especial da atriz Eva Vilma. Em seguida, será feita a Simulação do Julgamento de Antígona, com a presença dos juristas Nilo Batista, Thiago Bottino e Simone Schreiber, como advogado de defesa, promotor e juíza, respectivamente. Participam do painel professores e estudantes das Escolas de Ciências Jurídicas, da Escola de Teatro, do Instituto Villa-Lobos e do curso de Museologia. O evento acontece na Tenda do CLA, às 18h.
 
As mesas-redondas, palestras e aulas abertas também marcam a troca de saberes na VII SIA, em eventos como o I Fórum sobre Pesquisa e Extensão em Educação a Distância, com o tema “Caminhos da Pesquisa e Extensão em EAD”; a Aula Aberta “Universidade, Cidadania e Democracia”, ministrada pelo professor de Direito Aurélio Wander Bastos; a Mesa “O Ensino das Ciências Exatas e da Natureza”; e a Mesa “Participação Social e Construção da Cidadania”, com a participação da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal do Brasil e da Escola de Ciências Jurídicas da UNIRIO. Essa mesa integra a programação do 1º Encontro de Controle Social do Rio de Janeiro.
 
Performances musicais e teatrais, apresentações de vídeos, exposição e quatro mesas de debates também são o destaque do “I Seminário Latino-Americano do Nepaa: Performance, Jogo e Festa”, que se integra à VII SIA nos dias 15 e 16. Organizado pelo Núcleo de Performances Afro-Ameríndias (Nepaa), o evento contará com a presença de professores-pesquisadores de países como Estados Unidos, Cuba e Colômbia.
 
Os Programas e Projetos de Graduação, Pesquisa e Extensão da Unirio terão seus pôsteres expostos no Varal do Saber, na Tenda do CLA. Na modalidade Apresentação Oral, os colaboradores dos projetos de Pesquisa e Graduação falarão sobre seus trabalhos na Sala Villa-Lobos, na Sala Roberto de Cleto e no Instituto de Biociências. No caso da Extensão, a apresentação oral dos projetos ganha um novo formato: o debate “Rumos da Extensão na Unirio: Diálogos Possíveis”. Divididos em três grupos, no Auditório Vera Janacopulos, bolsistas e coordenadores discutem e trocam experiências, a fim de inaugurar um movimento de articulação entre os Programas e Projetos de Extensão da Unirio.
 
 
SERVIÇO:
VII Semana de Integração Acadêmica
De 15 a 19 de junho
Mesas-redondas, palestras, exposições, lançamentos e apresentações de música e teatro
ENTRADA FRANCA
Locais:
– Centro de Letras e Artes – CLA: Tenda nos Jardins do CLA, Escola de Teatro e Instituto Villa-Lobos: Av. Pasteur, 436, Urca;
– Reitoria – Auditório Vera Janacopulos e Sala dos Conselhos Superiores: Av. Pasteur, 296, Urca;
– Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS: Instituto de Biociências: Av. Pasteur, 458, Urca;
– Centro de Ciências Jurídicas e Políticas – CCJP: Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo.
 
Confira a programação completa em: http://www.unirio.br

Compartilhar